Governadores se reúnem com ministro da Fazenda e discutem reformas estruturais para o País

Segundo Pimentel,os governadores estão dispostos a ajudar e devem retomar a discussão no início do ano que vem

Foto: Veronica Manevy/Imprensa

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT-MG), participou nesta segunda-feira (28), com outros noves chefes do executivo estadual, de uma reunião em Brasília para discutir as “reformas estruturais” consideradas fundamentais para a retomada do crescimento econômico sustentável do Brasil. Segundo ele, os governadores estão dispostos a ajudar e vão consolidar a agenda em janeiro com todos os governadores do país.

“As reformas abrangem áreas como Previdência e legislações tributária e trabalhista. Vamos dar nosso apoio ao governo federal para a realização destas reformas. Além de reivindicações em comum, que possam dar alívio financeiro para os estados, discutimos a possibilidade de construir uma pauta dos governadores como uma forma de contribuição ao país”, garantiu.

Durante o encontro os governadores pediram um “alívio financeiro” para seus estados ao ministro da Fazenda , Nelson Barbosa, que aceitou bem as propostas, segundo Pimentel. “Ele apenas nos pediu mais prazo, já que acabou de tomar posse”, disse.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), também esteve no encontro e disse que a busca dos governadores é por medidas alternativas para um 2016 de superação e retomada do crescimento.

“O diálogo permitiu análise dos principais temas de impacto no caixa financeiro dos estados. Também conversamos sobre o comprometimento dos governadores em apoiar projetos que façam reforma da legislação, buscando viabilizar recursos para a saúde e para a educação”, afirmou.

Segundo Costa, foi discutida também a necessidade, além do financiamento, para áreas como saúde e educação, o uso de recursos que viabilizem a retomada do investimento de infraestrutura através de Parceria Público-Privada, pleiteando recursos para fundos garantidores.

O governador disse também que o ministro da Fazenda indicou que pretende contar com o apoio do grupo de governadores para aprovar a CPMF no início de 2016.

Além de Pimentel, participaram do encontro os governadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Piauí e Tocantins, além do vice-governador do Maranhão.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast