Governo altera regras para reduzir custos com passagens aéreas

Medida foi anunciada junto com a reforma ministerial e compõe um conjunto de ações para reduzir o déficit orçamentário

O governo federal publicou, nesta quarta-feira (14), um decreto com novas regras para economizar com viagens áreas de autoridades e com carros oficiais. Pela medida, ministros e os chefes das Forças Armadas passam a viajar na classe executiva, em missões especiais.

Outros servidores vão viajar a trabalho na classe econômica. Os carros institucionais passam a ser utilizados de maneira compartilhada por dirigentes de autarquias, servidores com cargo em comissão no nível DAS-6, dirigentes estaduais de órgãos da administração federal e chefes de gabinetes ministeriais.

As mudanças integram um conjunto de ações anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff em setembro para reduzir os custos com a máquina pública. Na terça-feira (13), foi publicado decreto com limite de gastos com celulares corporativos. Os ministros terão como teto R$ 500 por mês.

E setembro, a presidenta informou que, entre os cortes, serão reduzidos o próprio salário, os de ministros e do vice-presidente da República, além de 10 mil cargos em comissão, entre outras medidas para diminuir a previsão de déficit orçamentário.

O anúncio ocorreu durante o pronunciamento sobre a reforma administrativa, que reduziu de 39 para 31 a quantidade de ministérios, além da suspensão de concursos públicos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal ‘G1’

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Artigo: Defesa do teto contém falácias e omissões Artigos
O Brasil de Bolsonaro: queda do PIB em um ano chega a 14,24% Bolsonaro

Mais notícias

PT Cast