Governo discute demandas com caminhoneiros

Ministros do governo Dilma, representantes da categoria e parlamentares decidem segmentar discussões que vão formatar medidas reivindicadas pela categoria

Governo, caminhoneiros e parlamentares começaram, nesta terça-feira (10), a formatar as principais reivindicações da categoria relativas ao acordo bilateral firmado no dia 25 de fevereiro.

Foi esse acordo que pôs fim à greve de duas semanas, iniciada no fim de fevereiro, que paralisou estradas federais e promoveu o desabastecimento de combustível e alimentos em algumas regiões metropolitanas do país.

Conduzida pelo ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, a reunião entre governo e o setor decidiu formar três grupos específicos para prosseguir as discussões sobre as principais reivindicações da categoria: frete, regulamentação da Lei dos Caminhoneiros e isenção de tarifas.

A reunião durou cerca de duas horas e foi realizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, com a presença de vários representantes da categoria, além dos ministros Manoel Dias (Trabalho), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), e o presidente da agência, Jorge Bastos.

O primeiro grupo vai cuidar da tabela referencial de frete para a categoria e será coordenado pelo secretário de Planejamento de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond.

O grupo responsável pela regulamentação da lei será coordenado por Rone Barbosa, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério das Cidades.

O terceiro grupo discutirá assuntos relacionados à ANTT, como isenção de tarifas do cartão-frete, pagamento eletrônico de frete (PEF) e os pontos de parada de descanso. Sua coordenação ficará nas mãos de Rosimeire Freitas, da ANTT.

A agenda definida no encontro estabeleceu prazo de 15 dias para apresentação dos relatórios preliminares dos três grupos. Em uma reunião plenária agendada para 26 de março, na ANTT, cada um deles indicará os caminhos para aprofundamento dos debates e conclusão das negociações.

Em nota, o Ministério dos Transportes destacou que cumpre rigorosamente o que foi combinado para dar fim à paralisação da categoria. “Tudo o que foi acordado com a categoria está sendo cumprido pelo governo, o que garante um ambiente favorável à negociação, como acabamos de constatar no encontro de hoje”, disse o ministro.

“A reunião foi muito representativa, com participação de caminhoneiros, empresários do setor e governo, e o debate foi de altíssima qualidade. Queremos aprender juntos e acertar. Essa é a intenção do Governo, conforme orientação da Presidente Dilma”, confirmou o ministro Rossetto.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast