Governo discute nova fórmula para reajuste do mínimo, diz líder

Líder do governo na Câmara, José Guimarães informou que proposta será encaminhada até quarta-feira ao Congresso Nacional

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), anunciou, nesta terça-feira (24), que o governo federal enviará ao Congresso Nacional uma nova proposta para o reajuste anual do salário mínimo.

Segundo Guimarães, a proposta será encaminhada até esta quarta-feira (25). O anúncio foi feito após reunião do líder do governo na Câmara demais líderes e com os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas; da Fazenda, Joaquim Levy; e da Previdência, Carlos Gabas.

Criada em 2008, durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a política de valorização do salário mínimo utilizada atualmente pelo governo federal é válida até 2015. Por isso, o governo precisará enviar um novo projeto ao Congresso, na tentativa de estabelecer uma nova regra ou manter a mesma para os próximos anos.

O novo texto a ser enviado pelo governo deve substituir o projeto de lei aprovado pela Câmara há duas semanas que estende, até 2019, a atual regra para correção anual do salário mínimo.

A fórmula para correção do rendimento mínimo do trabalhador brasileiro leva em conta a variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

Além disso, o cálculo atual também considera o Produto Interno Bruto (PIB), índice que mede o crescimento da economia, de dois anos antes.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast