Governo estuda criar rede de museus afros

Museus irão contar a trajetória dos povos afrodescendentes no Brasil e auxiliar na construção da identidade cultural do País

1103 juca e  nilma 1000

Ministros debatem criação de rede de museus da cultura afro-brasileira

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) estudam criar um sistema de museus sobre a cultura afro-brasileira. A proposta discutida pelos ministros Juca Ferreira e Nilma Lino Gomes, nesta quinta-feira (12).

De acordo com o ministro da Cultura, várias estados brasileiros justificam a criação de museus afro. “Quero retomar o da Bahia, o Estado do Maranhão também merece um”, afirmou Juca Ferreira.

Em Brasília, o museu deverá se tornar um centro de referência da Cultura Negra, onde o visitante poderá conhecer a trajetória dos povos afrodescendentes no Brasil e, efetivamente, reconhecer a sua importância na construção da identidade cultural do País. O local será construído em um terreno de 65 mil metros quadrados às margens do Lago Paranoá. “O de Brasília tem uma função na capital, mas onde a contribuição negra é hegemônica, não se justifica não ter museus”, explicou o ministros.

No mês passado, o Juca Ferreira anunciou o lançamento do concurso internacional para o projeto arquitetônico do museu, no próximo dia 21 de abril – data em que se comemora o aniversário de Brasília.
 
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast