Governo federal acompanha ações de socorro e assistência em Mariana (MG)

A barragem rompeu na tarde de quinta-feira (5). Várias casas foram alagadas na região. De acordo com a Defesa Civil, há mortos e desaparecidos

Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)

O governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, informou, em nota divulgada nesta sexta-feira (6), que o ministro Gilberto Occhi e técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acompanhariam, em Minas Gerais, as ações de socorro e assistência às vitimas do rompimento da barragem de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG).

A barragem rompeu na tarde de quinta-feira (5). Várias casas foram alagadas na região. De acordo com a Defesa Civil, há mortos e desaparecidos.

“O ministro Gilberto Occhi disse que a prioridade, neste momento, é identificar as pessoas desaparecidas para fazer um levantamento exato das vítimas, fazer a busca e prestar assistência aos desabrigados. A Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exercito Brasileiro já atuam no local”, diz nota divulgada pelo ministério nesta sexta.

Em nota divulgada à imprensa, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou ter recebido com consternação a informação sobre o rompimento da barragem.

“Por determinação do governador, a Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação”, diz a nota.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast