Governo federal cria ‘radar’ contra posts ofensivos

Apresentação oficial da ferramenta está prevista para acontecer no fim deste mês. Serviço funcionará como uma peneira e pesquisará, de forma automatizada, posts publicados no Twitter, Facebook e Instagram

Foto: EBC

O governo federal vai monitorar, pela internet, postagens ofensivas a mulheres, negros, indígenas e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). A ferramenta de ‘radar’ será criada, a pedido da antiga Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, pelo Laboratório de Imagem e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

De acordo com reportagem publicada pelo portal ‘G1’, nesta segunda-feira (9), o serviço funcionará como uma peneira e pesquisará, de forma automatizada, posts publicados no Twitter, Facebook e Instagram.

O ‘Monitor dos Direitos Humanos’ está em fase de testes e foi criado “para que os órgãos do governo que trabalham com a temática [dos direitos humanos] tenham conhecimento do que circula publicamente”.

“Na modelagem de dados, a gente separa, dentre os milhões de citações ao racismo, o que é ameaça, o que é ‘empoderamento’ negro, intolerância religiosa e o que é expressão de violência contra o negro”, explicou ao G1 Fábio Malini, um dos coordenadores do Labic.

A apresentação oficial da ferramenta está prevista para acontecer no fim deste mês. A expectativa é que o lançamento aconteça em alusão ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal ‘G1’

PT Cast