Governo foca produtividade dos assentamentos na Paraíba

Reunião no Ministério da Agricultura chamou a atenção do Governo Federal para a continuidade de um programa de assessoria técnica para elaborar propostas de desenvolvimento da produtividade de assentamentos na Paraíba.
Atualmente existem 254 assentamentos que sustentam cerca de 12.233 famílias por toda a região do Estado. Durante o encontro, o deputado estadual Frei Anastácio (PT-PB), apresentou um documento de atividades, desempenho e investimentos do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) que é gerenciado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O parlamentar diz que “o programa aborda questões como produção, comercialização agroecológica, infraestrutura e organização dos assentamentos e tudo aquilo ligado a agricultura familiar. Por isso é importante investir nessa assistência” explicou.
De acordo com o ministro Patrus Ananias, o Governo Federal tem como um dos papéis de governabilidade “o fortalecimento da agricultura familiar onde quer que ela esteja e ela está muito presente nos assentamentos” disse.
“Nós queremos é que essa produção seja efetiva, de qualidade, sem agrotóxicos e que estes locais sejam um lugar de vida para que os jovens possam ter oportunidades de permanecer na atividade agrícola” concluiu o ministro.
Nos próximos dias o ministro Patrus tem agenda pela região, quando deve acompanhar algumas ações de projetos de assentamentos.

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias