Governo lança programa para formação em línguas estrangeiras

Idioma Sem Fronteiras oferece ensino gratuito de sete idiomas para professores e estudantes. Primeiro edital foi divulgado nesta terça para curso online de francês

aula francesO governo federal lançou, nesta segunda-feira (17), por meio do Ministério da Educação (MEC), o programa de estudos Idioma Sem Fronteiras. A iniciativa oferecerá formação gratuita em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, japonês e mandarim para estudantes, professores e corpo técnico-administrativo de instituições de ensino superior públicas e privadas, além de professores de idiomas da rede pública de educação básica. O programa também disponibilizará capacitação em língua portuguesa para estrangeiros.

Na primeira etapa, os alunos farão aulas pela internet. Depois, os interessados poderão se inscrever para cursos presenciais. Para aqueles que já estudam alguma língua, o MEC oferecerá provas de nivelamento.

O primeiro processo seletivo, lançado nesta terça-feira (18), abre vagas para curso de francês online, o Français Sans Frontières. As inscrições poderão ser feitas entre 12h de sexta-feira (21) e 12h do dia 8 de dezembro. A capacitação será ofertada pela embaixada da França e elaborada pela escola de idiomas Aliança Francesa.

Para o curso de francês, serão oferecidas 1,5 mil senhas de acesso e distribuídas entre alunos de graduação e pós-graduação de universidades federais, estaduais e institutos federais credenciados ao programa.

Se a procura pelo curso for maior que a quantidade de vagas, o ministério fará a seleção baseado em critérios técnicos,  como porcentagem de integralização dos créditos, pontuação mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

De acordo com o governo federal, há 121 instituições de ensino superior cadastradas no programa. São 63 universidades federais, 22 estaduais, 35 federais e uma faculdade federal.

Ainda segundo o MEC, serão publicados editais para cada idioma e apresentados requisitos para participação dos cursos. A intenção do programa é fortalecer o estudo de outros idiomas no Brasil e promover a internacionalização do País.

 

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast