Governo lançará plano de exportações nos próximos dias

Plano Nacional de Exportação tem como meta atingir cerca de 30 países considerados “estratégicos” para as exportações brasileiras. Anúncio foi feito pelo ministro após reunião com a presidenta Dilma

Brasília - DF, 15/04/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante 14ª Reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado - CONEX. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

O governo federal deverá anunciar, nos próximos dias, o Plano Nacional de Exportação. De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, o plano reunirá um conjunto de medidas para estimular e desburocratizar as exportações do País.

Monteiro fez as declarações após reunião com a presidente Dilma Rousseff e o Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), na quarta-feira (15). Segundo o Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Exportação tem como meta atingir cerca de 30 países considerados “estratégicos” para as exportações brasileiras.

“A presidenta reafirmou seu compromisso de conferir um novo status a esta área do comércio exterior e anunciou o compromisso do governo com a apresentação do Plano Nacional de Exportações”, explicou o ministro.

Além disso, Monteiro esclareceu que ao menos 80% dos setores de exportação brasileiros foram consultados para a formulação do plano.

“As premissas desse plano foram validadas com forte representação do setor privado, que, evidentemente, é quem exporta no País”, disse Monteiro.

“Essa interlocução com o setor privado é fundamental para o êxito do programa e, sobretudo, para esse objetivo estratégico de fortalecer a inserção internacional do Brasil”, completou o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast