Governo prorroga prazo para cadastro de imóveis rurais

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, 52,8% das áreas rurais já foram cadastras

O Ministério do Meio Ambiente divulgou, nesta segunda-feira (4), o balanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e prorrogou até o dia 5 de maio de 2016 o prazo para os donos de imóveis rurais cadastrarem suas propriedades.

Previsto no Código Florestal, 52,8% das áreas rurais foram cadastradas no sistema eletrônico criado para regularizar a área ambiental do país e é requisito para os produtores rurais terem acesso ao crédito agrícola.

Porém, apenas 605 mil imóveis rurais, ou 12% de 5,2 milhões de imóveis passíveis de cadastro, estavam inscritos no programa.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que está satisfeita com a taxa de cadastramento e que o programa recebeu 48 pedidos de prorrogação feitos por governadores e secretários de Meio Ambiente dos Estados.

De acordo com a ministra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) cadastrou 100% dos assentamentos sob sua responsabilidade, porém os estados não tiveram uma participação irregular. “O governo federal investiu mais de 300 milhões para realizar o cadastro no ano passado, então reforço o pedido para que todos se cadastrem no CAR. Os governadores e prefeitos precisam assumir suas responsabilidades, porque o que era da parte do governo federal já foi cumprido”, afirmou, em coletiva de imprensa.

O balanço apontou que a região Sul foi a pior em relação ao cadastro, apenas 13,7% de área foi cadastrada até o fim da semana passada. O Norte teve a melhor adesão, com 69,2% de áreas registradas.

Os pequenos agricultores, com propriedades de até 100 hectares, representam 82,8% dos cadastros. Já os grandes agricultores, que tem mais recursos e informação, ainda não fizeram cadastro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast