Grande ato na Paraíba marca movimento pelas Diretas Já

Para Gleisi Hoffmann, evento inicia resistência que se espalhará pelo Brasil. Lindbergh, Fátima Bezerra, Capiberibe e outras lideranças participaram do ato

Grande ato por Diretas Já em 20 de julho

O primeiro ato pelas Diretas Já organizado pela Frente Parlamentar pelas Diretas Já ocupou o Ponto dos Cem Réis, em João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (21). Enquanto o povo lotava a praça, símbolo da resistência ao golpe, lideranças, senadores, deputados e o governador do Estado pediram por “Fora Temer” e a convocação de eleições diretas para a Presidência da República, lançando um grande movimento pela volta da democracia no país.

Além de ato cultural, diversos parlamentares como a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias; o senador João Capiberibe (PSB), o senador Roberto Requião (PMDB), a senadora Fátima Bezerra (PT), o deputado federal Luiz Couto (PT), além do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e diversos outros políticos se uniram em torno dessa causa.

“É muito significativo a Paraíba começar esse movimento. Estamos lançando a semente para o Brasil e vai ir num crescente. Nós vamos ter atos como esse se espalhando no Brasil inteiro”, afirmou a senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

Senador Fátima Bezerra em ato por Diretas Já na Paraíba

“O primeiro comício contra a ditadura militar foi feito em Curitiba. E o primeiro comício contra a ditadura do dinheiro que quer liquidar a soberania nacional começa aqui na Paraíba, começa em João Pessoa, e vai inflamar os corações e as mentes do Brasil”, ressaltou o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), nascida na Paraíba, lembrou que o País vive tempos de anormalidade democrática. “A nossa democracia foi atacada naquilo que ela tem mais sublime: o voto popular”, disse ela.

Bezerra também lembrou da importância de se garantir que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais, e que seus direitos políticos não sejam cassados. O tema foi lembrado pelo líder do PT no Senado, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), outro paraibano de nascença. “Qualquer eleição sem Lula não é uma eleição democrática”, disse.

Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) discursa em ato pela democracia

“É muito significativo que a gente garanta a democracia e a participação de todos aqueles que querem participar do processo eleitoral. Se querem disputar com Lula, façam nas urnas, no voto”, afirmou Gleisi.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), também manifestou sua solidariedade com o ex-presidente e lembrou que eleição se derrota o outro na urna, não na Justiça. Para Coutinho, é necessário construir agora uma grande unidade popular para se combater o golpe.

“A união desses partidos e dos movimentos sociais é fundamental para gente sair dessa crise e fazer um enfrentamento”, destacou também Gleisi Hoffmann.

Gleisi e Requião participam de ato por Diretas Já!

Retirada de direitos

Povo se reúne em João Pessoa para pedir por Diretas Já

A retirada de direitos foi um dos principais pontos abordados pelos políticos durante o ato. A senadora Fátima Bezerra lembrou da resistência no Senado Federal, onde ela e outras senadoras ocuparam a mesa diretora da casa durante a votação da reforma trabalhista no plenário. “Ocupamos não como intrusas, mas com o respaldo do voto popular”, disse.

“A Paraíba está dizendo que não aceita a escravidão e voltar 100 anos atrás nas garantias sociais”, disse Requião. Já Lindbergh lembrou da volta do Brasil ao Mapa da Fome, com o aumento da pobreza e do desemprego.

“O Brasil está voltando ao Mapa da Fome. Eu ando pelo Rio de Janeiro e vejo a quantidade de gente dormindo na rua. Eles estão se lixando. Não tem preocupação com o povo pobre. É uma cabeça escravocrata. Essa reforma trabalhista é isso: retirar direito para aumentar o lucro”, afirmou.

“O sofrimento atinge todos os brasileiros e brasileiras e não há solução sem o voto direto que saia das urnas”, destacou o senador João Capiberibe (PSB-PB).

Da Redação da Agência PT de Notícias