Gustavo Faquim: O despertar de um gigante – A esquerda unida pelo PT

Venha conhecer o Partido dos Trabalhadores, venha nos ajudar a mudar, e mudar para melhor, nosso partido

Lula Marques/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

3º Congresso Nacional da Juventude do PT

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 e desde então tem atuado na defesa do direito dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil. Surgindo como uma estrela de esperança para milhares de trabalhadores, militantes de esquerda, artistas e intelectuais, o PT traz consigo uma nova forma de fazer política, mais democrática e social.

Não poderia ser diferente, já que o PT se inicia em apoio a luta da classe operária, que cansada de ser ver oprimida pelo sistema econômico e político decide se levantar em busca de melhores condições de trabalho. O próprio manifesto de criação do partido aborta essas causas: “Por isso, surgiu a proposta do Partido dos Trabalhadores. O PT nasce da decisão dos explorados de lutar contra um sistema econômico e político que não pode resolver os seus problemas, pois só existe para beneficiar uma minoria de privilegiados. ”

Quatro anos após sua criação, em 1984, o Partido dos Trabalhadores foi fundamental, na campanha pelas Diretas Já, que reivindicava eleições presidenciais diretas no Brasil. Já em 1988 o PT teve grande participação na Assembleia Constituinte, onde colaborou com sua experiência nas reivindicações sociais para pontos importantes da atual Constituição Federal.

O que não faltam são políticos que criticam a posição do PT na Constituinte, onde apresentou voto contrário ao texto relatado. Tais políticos esquecessem, no entanto, de explicar o motivo do voto contrário do PT. Não só o PT, mas outros partidos de esquerda deferiram voto contrário ao texto por entenderem que apesar de apresentar significativos avanços as estruturas de poder que causam a desigualdade social não haviam sido superadas.

Passados 23 anos desde sua fundação, Luiz Inácio Lula da Silva toma posse como o primeiro presidente petista e em 2011 o PT elege a primeira presidenta do Brasil. Ficando no poder até setembro de 2016. Dilma Rousseff é retirada do seu cargo por um golpe de Estado, orquestrado através de um “acordão” entre a elite brasileira. Dando fim a 13 anos de políticas sociais funcionais, a 13 anos de intensivos investimentos em educação, a 13 anos de ampliação da indústria nacional!

Ao longo desse tempo, os grandes empresários, banqueiros, juristas e políticos viram as classes mais pobres passarem a ocupar os espaços onde outrora era de acesso exclusivo de uma pequena parcela da sociedade, mas que concentra grande poder econômico.

Isso incomodou profundamente as classes dominantes levando a organizarem, junto a grande mídia, um plano de desmoralização do Partido dos Trabalhadores. Não que não exista corrupção dentro do PT, não é isso! É que existem outros diversos partidos envolvidos em escândalos muito piores e estes não são massacrados, pisados e odiados pela população.

Depois de conhecer um pouco da trajetória do PT até aqui, deixamos este convite para você jovem, que passou a vida ouvindo como a vida era complicada para os mais pobres antes dos governos petistas, e que entende a sua responsabilidade enquanto juventude para o futuro do país. Venha conhecer o Partido dos Trabalhadores, venha nos ajudar a mudar, e mudar para melhor, nosso partido!

Por Gustavo Faquim, estudante secundarista de Ceres (GO), para a Tribuna de Debates do PT.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast