Há 12 anos, Lula recebia nos EUA o prêmio de Estadista do Ano

Ex-presidente foi saudado como “um dos mais importantes líderes da América Latina” por sua atuação. Semanas depois, seria eleito presidente pela 2ª vez

Ricardo Stuckert

Lula discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU em 2006

O mundo logo reconheceu o papel de Lula na construção de um mundo melhor – prova disso são os vários prêmios internacionais que ele recebeu desde que ocupou a presidência pela primeira vez. No dia 19 de setembro de 2006, o ex-presidente foi eleito o “Estadista do Ano”, pela Fundação Apelo à Consciência, ONG americana fundada nos anos 60 em defesa da liberdade religiosa e dos direitos humanos.

Ao entregar o prêmio nas mãos do então presidente, o rabino Arthur Schneier o saudou como “atual e futuro” chefe do executivo brasileiro e referiu-se a ele como “alguém que nos dá esperança e hoje é um dos mais importantes líderes da América Latina”. Horas antes, ele havia discursado na abertura da 61ª Assembleia Geral da ONU.

Lula discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU em 2006

Scheneier também elogiou a história de superação de Lula, filho de uma família de 8 irmãos que lutava contra a fome e a pobreza no sertão de Pernambuco. “Ele não cursou universidade, mas se graduou com honras na universidade da vida”.

No discurso de agradecimento, Lula defendeu a cooperação entre países dedicou o prêmio ao povo brasileiro. “Essa conquista não é só minha, é o reconhecimento daquilo que o conjunto da sociedade brasileira foi capaz de realizar. Portanto, quem hoje recebe essa homenagem não é apenas o Presidente do Brasil, mas, sobretudo, os meus concidadãos brasileiros.”

O Brasil estava em plena campanha eleitoral quando Lula recebeu a honraria. Quarenta e um dias mais tarde, ele seria consagrado presidente do Brasil mais uma vez com 58 milhões de votos.

Da Redação Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast