Há nove anos Lula recebia troféu de Estadista Global

Ricardo Stuckert

Lula recebe o prêmio de Estadista Global das mãos de Celso Amorim

Há nove anos Celso Amorim entregava a Lula seu troféu de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial. Lula foi o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio, em 2010. Impedido de comparecer a Davos por um quadro de hipertensão, foi representado na cerimônia pelo ex-chanceler.

Segundo a organização do evento, a premiação tem por objetivo homenagear líderes políticos que usam seu mandato para aperfeiçoar a situação do mundo. “O presidente do Brasil tem demonstrado verdadeiro compromisso com todas as áreas da sociedade”, afirmou o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. Ainda segundo Klaus, no Brasil esse compromisso se baseou na integração entre crescimento econômico e justiça social. “O presidente Lula é um exemplo a ser seguido para a liderança global”, concluiu.

Prestes a se despedir da Presidência da República após sete anos de governo, Lula era reconhecido e homenageado mundo afora. Em 2009, o jornal francês Le Monde escolheu o presidente como “Homem do Ano” e o espanhol El País concedeu a ele o prêmio de “Personagem Ibero-Americano de 2009”. Já o inglês Financial Times incluiu Lula na lista das 50 personalidades que moldaram a década de 2000, enquanto a revista norte-americana Time o escolheu como um dos líderes mais influentes do mundo.

Barack Obama e o mundo sabiam: “Ele é o cara!”.

Por Instituto Lula