Haddad amplia programa contra crack para todas regiões de SP

Em um ano, o projeto “De Braços Abertos” reduziu em 80% o fluxo de dependentes na Cracolândia

O programa social “De Braços Abertos”, que completou um ano em janeiro deste ano, será ampliado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). A iniciativa passará a oferecer auxílio aos usuários de drogas de todas as regiões da cidade a partir do segundo semestre de 2015. Antes, o programa só estava implementado na Cracolância, no centro da capital.

O programa irá se estender para os bairros de Santana, na Zona Norte, M’Boi Mirim, Santo Amaro e Vila Mariana, na Zona Sul; Cidade Tiradentes, na Zona Leste e Vila Leopoldina, na Zona Oeste.

O repasse de recursos da União ao município será de R$ 6 milhões e será válido pelo período de um ano. O “De Braços Abertos” é um programa que oferece aos usuários de crack uma remuneração de R$ 15 por dia de trabalho em atividades como zelador. Eles recebem capacitação profissional, três alimentações diárias e vagas em hotéis da região da Cracolândia.

Segundo dados divulgados em janeiro pela Secretaria da Saúde do estado, desde que foi implementado, o programa reduziu em 80% o fluxo de dependentes químicos no centro da cidade.

No início desta fase de expansão nas regiões da periferia, não será ofertado serviço em troca de remuneração e moradia. Primeiro haverá atendimento social e de saúde aos dependentes e, depois, atividades como zeladoria serão implementadas.

A prefeitura de São Paulo fez um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que financia a expansão do programa. O “De Braços Abertos” tem o objetivo de entender a situação na área e minimizar os danos para a cidade e para quem faz uso da droga.

Desde janeiro do ano passado, o programa já atendeu 798 dependentes químicos e 40 crianças, filhas de beneficiários, foram acolhidas nos hotéis. Dos dependentes, 16 conseguiram emprego formal após 7 meses de programa.

Serão instalados também traillers adaptados para poder entender o perfil do usuário. Os primeiros meses são essenciais para identificar quem são os usuários que precisam de atendimento em cada localidade.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal “G1”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast