Haddad faz maior licitação de ônibus em SP

Custo estimado para contratação de 14 mil veículos pelo prazo de 20 anos é de R$ 70 bilhões, a maior desse tipo no País

FOTO FABIO ARANTES/SECOM

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai investir R$ 70 bilhões com a contratação de uma nova frota de ônibus para o transporte público da capital por 20 anos, renováveis pelo mesmo período. A prefeitura divulgou o edital de licitação na quarta-feira (8). A iniciativa permite a participação de estrangeiros na disputa, desde que associados a um grupo ou empresa nacional.

O edital da concorrência divulgado pela São Paulo Transportes (SPTrans) em seu portal na internet ficará em consulta pública em prazo não informado. Mas prevê a realização do leilão para escolha dos vencedores ainda este ano, após análise das contribuições e eventual incorporação de alterações sugeridas pelo público.

A concorrência é considerada a maior da história do transporte público no País. O critério para escolha do vencedor será o menor preço de repasse por passageiro (o custo da passagem à prefeitura).

O preço máximo, dependendo do lote, vai variar de R$ 1,73 a R$ 3,57. A prefeitura vai adotar como critérios de remuneração das empresas a qualidade dos ônibus, que não poderão ter mais de 10 anos de uso, e a pontualidade no cumprimento dos horários programados.

De acordo com informações do jornal “O Estado de São Paulo”, serão colocados em disputa 23 lotes para contratação de 14 mil veículos, que serão equipados com internet sem fio por meio de rede wifi.

A prefeitura pretende oferecer maior frequência de partidas. Ou seja, os coletivos vão rodar mais vezes ao longo do dia.

Os atuais contratos vencem na próxima semana, e, enquanto a nova licitação não é realizada, vão ser aditados até a escolha dos sucessores.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias