Haddad: Prioridade é corrigir desigualdade com políticas públicas

Prefeito conversou com moradores de Itaquera para fazer balanço da gestão e disse: ‘vamos suar a camisa para garantir mais benefícios para a periferia’

Foto: Sebah de Assis

A maior parte das políticas públicas feitas pela Prefeitura de São Paulo nos últimos três anos e meio começaram a ser implementadas na periferia da cidade. “Começou por onde o povo acorda mais cedo”, afirmou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP), durante uma plenária realizada em Itaquera na noite de quarta-feira (20).

“Não é preconceito, mas é reconhecer que existe uma desigualdade na cidade que precisa corrigir com políticas públicas”, explicou. Ele se referia a pessoas que moram em bairros afastados, mas trabalham ou estudam nas regiões centrais e precisam acordar muito cedo.

Um dos exemplos citados foi o programa LED nos Bairros. O prefeito recordou que, em alguns bairros, não existia nenhum tipo de iluminação antes de 2013. A iniciativa, da Secretaria de Serviços, não somente resolveu este problema, como levou luz mais forte, melhorando a segurança à noite.

Entre as vantagens do LED em relação às lâmpadas de vapor de sódio é a duração de cerca de 12 anos (contra cinco do sódio), o consumo de 50% menos de energia, além da melhora notável na iluminação.

O programa teve início em 2015 em Heliópolis (zona sul), com a instalação de 1.277 luminárias.  Foram também beneficiados os seguintes bairros: Brasilândia (9.400 pontos LED), Jardim Ângela (10.100), Jardim Helena (5.900), Lajeado (6.800), Pedreira (6.300), Raposo Tavares (5.300) e Sapopemba (11.300).

O prefeito foi recebido, durante a plenária de quarta-feira, no Colégio e Faculdade Paschoal Dantas, no Parque do Carmo, e fez um balanço das medidas que mais resultados trouxeram. “Desafio quem quer que seja a falar alguma área – saúde, transporte, educação – em que nós não fizemos mais que qualquer gestão anterior”.

Haddad estava acompanhado do ex-Secretário da Educação Gabriel Chalita (Foto: Sebah de Assis)

Haddad estava acompanhado do ex-Secretário da Educação Gabriel Chalita (Foto: Sebah de Assis)

Mobilidade urbana

Quanto à mobilidade, foram criados 400 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus. “Peguei um ônibus no terminal Itaquera e levei 40 minutos para chegar no Parque Dom Pedro e antes levava 1h50. Com ar condicionado, com wi-fi. Nós estamos trocando a frota”, contou.

O prefeito ainda mencionou os resultados positivos com a redução do limite de velocidade nas marginais, como, por exemplo, a diminuição de acidentes. “Uma medida para civilizar a cidade, para que as pessoas possam chegar em casa em segurança”.

Para ele, estas são algumas políticas que melhoraram o tráfego em vias que ligam o centro da cidade à zona leste. Haddad disse que hoje é possível ir, em até 20 minutos, até o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“Dá para ir em até 11”, complementou um participante da plenária. “Mas vocês estão respeitando o limite de velocidade”, brincou o prefeito.

Um ano após determinação dos limites de velocidade mais baixos nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelou uma constante queda na lentidão do tráfego e no número de acidentes com vítimas. Houve queda de 38,5% nos acidentes e a lentidão do fluxo de veículos apresentou redução de 8,7%.

O número de acidentes com vítimas caiu de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período em 2016. O número de atropelamentos também diminuiu de 27 para nove no período avaliado. A redução ocorreu mesmo com o registro de aumento da frota de veículos da cidade de São Paulo.

Haddad citou também o passe livre para estudantes e idosos, o Bilhete Único Mensal que teve seu preço mantido desde sua criação, além das linhas de ônibus que passaram a funcionar durante a madrugada desde março de 2015.

Em sua avaliação, outro fato que não pode ser esquecido é a construção de 384 creches em sua gestão. Na prática, são 94 mil crianças que não tinham onde ficar e hoje têm, por 10 horas por dia, com 5 refeições.

“E não é com merenda seca não, é com merenda de boa qualidade”, referindo-se às merendas secas servidas nas escolas estaduais pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

Em sua fala, Haddad lamentou que alguns setores da imprensa tradicional não noticiem os dados positivos que surgem graças a estas políticas.

“No Brasil, em função de uma série de práticas, a imprensa resolveu falar que ninguém presta na política (…) Tem gente boa na política, tem gente respeitável na política”.

Por ser uma grande cidade, com muitos habitantes, existem setores com desafios maiores. A saúde é um deles. Haddad afirmou que é difícil acabar completamente com a fila do Sistema Único de Saúde (SUS), mas disse que estão trabalhando “no caminho certo” para oferecer mais atendimento à população, com qualidade. Por isto, há 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em construção na cidade.

“Tem gente que muda de lado, e o lado de lá não vai fazer nada de bom pela periferia. Nós estamos de cá. Vamos lutar, vamos suar a camisa para trazer mais benefícios para a periferia”.

Nesta quarta-feira (20), Haddad sancionou a Lei de Fomento às Periferias, uma demanda histórica dos movimentos sociais que lutam pelo fortalecimento na cultura nos bairros.

 

Balanço da gestão

“Nunca um prefeito de São Paulo fez tanto por Itaquera, desde que era ministro da Educação teve olhar para a zona leste. Sabia que, para desenvolver esta região, considerada dormitório, precisava investir em infraestrutura”, afirmou Simão Pedro, ex-Secretário de Serviços da gestão Haddad.

Simão Pedro participou da plenária e citou a chegada de uma universidade e de uma faculdade de medicina, conquistas de Haddad enquanto estava no ministério. Lei de incentivos fiscais para atrair empresas para a região, investimentos em iluminação, coleta seletiva e reciclagem, que não existiam no distrito Cidade Líder, anteriormente, são outros exemplos.

“Tem gente querendo governar São Paulo e nem sabe onde é a zona leste, nem sabe onde é Itaquera”, completou.

Também participou da plenária o subprefeito de Itaquera, Mauricio Martins. Ele mencionou avanços nos últimos anos na região, como faculdade no CEU Aricanduva, CEU São Pedro, CEU Parque do Carmo, encerramento da progressão continuada na educação, corredores de ônibus nas principais vias de acesso à zona leste e contrução de Unidade Básica de Saúde (UBS).

“O governo Haddad marcou muito por gestos, e vamos de braços abertos, um a um, para dar as boas notícias para a população (…) Tudo o que precisamos em Itaquera tivemos portas abertas no seu governo para a gente sonhar”, disse o subprefeito.

Por Daniella Cambaúva da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast