Haddad reforça que o PT irá registrar a candidatura de Lula

Em coletiva de imprensa em Curitiba, ex-prefeito de São Paulo afirmou que espera ver a Constituição ser cumprida pelo STF

Reprodução

Haddad fala com imprensa em Curitiba

Após uma fala coletiva com outras lideranças na sede provisória do Diretório Nacional do PT, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, falou com a imprensa na noite desta quarta-feira (11), reafirmando o compromisso do partido com Lula e a expectativa de que o STF restabeleça a Constituição no Brasil.

Haddad reafirmou que o PT só o plano L, de Lula. “O PT só aposta em Lula, não há outra discussão do partido. Isso não é uma visita protocolar, a decisão está tomada. Dia 15 de agosto o partido vai registrar a candidatura do ex-presidente Lula, não há debate”.

“Vamos manter essa Vigília, a imprensa internacional está registrando apoio a Lula no mundo todo. Nossa confiança é no processo. O processo vai avançar, com esclarecimento da população. Os tribunais superiores vão poder se manifestar ainda uma e outras vezes em função dos recursos que a legislação prevê”, destacou Haddad.

“Questionado sobre o adiamento da votação da Ação Direta de Constitucionalidade pelo STF, Haddad respondeu que a ação do PEN é irremovível, depois de movida não pode ser retirada. Isso o STF já considerou, de maneira que esses cinco dias a mais atrapalham um pouco, mas irá a julgamento.

“Não só o PT, mas as pessoas que tem compromisso com a democracia, juristas inclusive conservadores, reivindicam que a interpretação válida é a que impede a prisão após segunda instância.”

Com relação as manifestações, Haddad destacou que “os atos tem uma importância enorme, e não é só do campo progressista. É uma campanha democrática que está sendo encabeçada por essa militância em Curitiba, mas que se espraia por todo o território nacional e internacionalmente também”.

Haddad lembrou que o prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel indicou Lula ao Nobel da Paz e angariou em horas mais de 100 mil assinaturas. Com relação ao impedimento de visitas a Lula, o ex-prefeito disse que “é notável, não tem precedentes, um conjunto de autoridades eleitas se deslocarem a Curitiba, e ter esse tratamento a eles, que vieram nesse dia de visita”.

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast