Henrique Fontana

Henrique Fontana Júnior nasceu no dia 18 de janeiro de 1960, em Porto Alegre (RS). Formado em Administração de Empresas e em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), inicia o quinto mandato como deputado federal, reeleito em 2014 com 128.981 votos.

Na legislatura 2011-2015 foi líder do Governo Dilma na Câmara Federal, relator da Comissão Especial da Reforma Política, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

Também ocupou o cargo de líder do governo na Câmara, entre 2008 e 2010, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Henrique Fontana foi eleito vereador da capital gaúcha em 1992, ano em que Tarso Genro sucedeu Olívio Dutra na Prefeitura. Em 1996 foi reeleito vereador e se tornou secretário municipal da Saúde na gestão de Raul Pont. Candidato a deputado federal pela primeira vez em 1998, teve expressiva votação e ingressou na bancada PT na Câmara Federal.

Em seu primeiro mandato, destacou-se como debatedor de temas nacionais e articulador do governo do Rio Grande do Sul junto ao governo federal e ao Congresso Nacional.

Foi membro da Comissão de Seguridade Social e entre os projetos apresentados por ele na Câmara estão as propostas de realização de um plebiscito para decidir o ingresso ou não do Brasil na Alca; de ampliação dos recursos para a saúde, com a correção da tabela do SUS; de criação de uma CPI para investigar irregularidades nos planos de saúde; de regulamentação da publicidade de medicamentos; e outro sobre a redução de danos entre usuários de drogas injetáveis.

Em 2002, foi reeleito deputado federal. Com a vitória do presidente Lula, Henrique passou a mostrar habilidade já na vice-liderança da bancada do PT e, posteriormente, na liderança do Partido, durante a crise de 2005, função que ocupou até o início de 2007.

A desenvoltura do líder chamou a atenção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que o escolheu entre os parlamentares mais destacados do Congresso. Em 2008 e 2009, foi eleito pelos parlamentares como o segundo deputado mais destacado do Congresso Nacional. Pela sua atuação, recebeu também prêmios do site Congresso em Foco (especializado em cobertura política).

Na reeleição de Lula em 2006, Henrique ampliou sua votação e foi eleito para o terceiro mandato federal consecutivo. Como Líder do Governo na Câmara, entre 2008 e 2010, teve papel destacado em votações de projetos importantes para o desenvolvimento do país, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, bem como nos debates sobre o pré-sal. Na eleição de 2010, foi mais uma vez reconduzido à Câmara dos Deputados, após obter mais de 130 mil votos.

• Eu sou Lula!
    #AOVIVO Deputados em Curitiba

#AOVIVO Deputados Enio Verri, Carlos Zarattini e Henrique Fontana direto do acampamento em Curitiba

Publicado por PT - Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 12 de abril de 2018
    É possível colaborar com o acampamento de vigília democrática Lula Livre fazendo uma doação pela internet visite o site: vigilialulalivre.pt.org.br
  • Lula no RS

No primeiro dia da caravana #LulaPeloSul, Fontana mandou um recado lá de Santana do Livramento! "Vem pra caravana da democracia e da cidadania. Vem lutar por um país democrático, onde as ideias possam voltar a circular livremente!" #LulaPeloBrasil #LulaLivre

Publicado por Henrique Fontana em Segunda, 19 de março de 2018
    Deputado federal está acompanhando a caravana “Lula pelo Sul”, e convocou o povo a participar desse momento histórico ao lado do maior presidente eleito
  • Caravana #LulaPeloSul na Unipampa em Bagé (RS) - #1

Caravana #LulaPeloSul na Unipampa em Bagé (RS) - #1Um antigo sonho da população gaúcha tornou-se realidade em 2008, quando foi criada a Universidade Federal do Pampa no governo do ex-presidente Lula.Parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil, a UNIPAMPA nasceu de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.Atualmente, a universidade tem campi em Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Bagé.Nesta segunda-feira (18), o campus de Bagé receberá uma visita do ex-presidente Lula, marcando a primeira parada da quarta etapa da caravana Lula pelo Brasil, que no final de março percorre todos os estados da região sul do Brasil.Como em todas as suas caravanas, Lula se encaminha ao Sul para conhecer em primeira mão a realidade da população local, reencontrar-se com o legado de seus governos e saber dos anseios e necessidades da população olhando em seus olhos.No caso de Bagé, a UNIPAMPA foi fundamental no processo de minimizar a estagnação econômica da região, tornando-se fator preponderante do desenvolvimento local. Em dez anos, o polo educacional incrementou o movimento econômico e social do município, que se tornou culturalmente mais diversificado, beneficiando os negócios e proporcionando uma troca entre alunos de diferentes estados em uma região eminentemente rural.

Publicado por PT na Câmara em Segunda, 19 de março de 2018
    Os deputados Henrique Fontana, Pepe Vargas, Elvino Bohn Gass estiveram na visita do ex-presidente na Universidade Federal dos pampas