Humberto Costa

Nascido em Campinas (SP), Humberto Sérgio Costa Lima mudou-se com a família aos seis anos de idade para Recife (PE). Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, após tornar-se médico, formou-se em Jornalismo.

Neste período de vida estudantil, o País vivia sob a ditadura militar, e Humberto aproximou-se definitivamente da política, atuando no movimento que criou o Partido dos Trabalhadores em Pernambuco.

Em 1990, elegeu-se deputado estadual e destacou-se por ter criado e presidido a Comissão de Direitos Humanos, além de dirigir a Comissão de Saúde. Quatro anos depois, elegeu-se deputado federal, sendo reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos mais influentes do Congresso Nacional.

Em 1998, tentou uma cadeira no Senado Federal, sem sucesso. Dois anos depois, obteve o maior número de votos já alcançado por um vereador em Recife: 27.815 votos.

Convocado pelo então prefeito eleito do Recife, João Paulo (PT), no início de 2001, para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, Humberto Costa criou programas como a Academia da Cidade, o SAMU, o Saúde Ambiental, Volta para Casa. Ainda ampliou outros, como o Saúde da Família. Todo esse trabalho mudou para sempre o perfil da assistência médica na capital pernambucana.

As realizações de Humberto, como é chamado pelos colegas parlamentares, chamaram a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o convidou a assumir o Ministério da Saúde no início do seu primeiro governo.

No Ministério, Humberto implantou programas como o Brasil Sorridente, a Farmácia Popular e o SAMU, levando o programa pernambucano para todo o Brasil.

Atingido injustamente por denúncias no período pré-eleitoral – que mais tarde foram esclarecidas, com a absolvição unânime dos 14 desembargadores do Tribunal Regional Federal de Pernambuco – Humberto Costa não foi eleito para o governo do estado em 2006.

Com a disputa definida no segundo turno, trabalhou para transferir mais de 1 milhão de votos que recebera no primeiro turno para o candidato vencedor – Eduardo Campos (PSB), de quem viria a ser o secretário das Cidades. No posto, criou o CNH Popular, que fornece gratuitamente carteiras de habilitação à população de baixa renda, e o Minha Casa Minha Vida, que, até o final de 2010, entregou mais de 20 mil novas moradias aos pernambucanos.

Além disso, o petista levou o premiado programa Academia das Cidades para todo o estado.

Ainda em 2010, candidatou-se ao Senado, em indicação aprovada por consenso no PT, e foi eleito o primeiro senador pela legenda por Pernambuco, com 38,8% dos votos válidos. Humberto Costa assumiu o mandato em fevereiro de 2011, já à frente da liderança do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado – indicação de consenso da bancada.

Em 2011, foi eleito o 13º parlamentar mais influente do Congresso Nacional e o mais influente de Pernambuco. Também recebeu o prêmio Congresso em Foco pela atuação na área da Saúde.

Em 2012, ele deixou a liderança e assumiu outras funções na Casa. A de maior destaque foi a relatoria do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que culminou na cassação do mandato de Demóstenes Torres (ex-DEM-GO). Entre os projetos apresentados por Humberto no Senado, destacam-se o de combate à pirataria de remédios e a criação da Lei de Responsabilidade Sanitária, que pretende garantir maior qualidade no atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também em 2012, foi indicado pelo PT para disputar a prefeitura de Recife, mas não foi eleito.

Atualmente, é líder da oposição no Senado Federal.

• Humberto Costa fala sobre a caravana #LulaPeloBrasil

O senador Humberto Costa também falou sobre a passagem do presidente Lula pelo Sudeste! Assista no vídeo #LulaPeloRiodeJaneiro #LulaPeloEspíritoSanto

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Domingo, 10 de dezembro de 2017
    O senador do PT também prestigiou o ato de encerramento da 3ª etapa da Caravana Lula Pelo Brasil, que percorreu os estados do Espírito Santo e RJ
  • Brasil que o povo quer: Parlamentares

Você já enviou sua sugestão para a construção de um país melhor? Os parlamentares Humberto Costa, Deputado José Guimarães e Reginaldo Lopes convidam todos e todas a acessarem a plataforma Brasil que o povo quer. Assista o vídeo e acesse: brasilqueopovoquer.org.br

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta-feira, 4 de outubro de 2017
  • Adiamento da votação da maioridade penal

A posição do PT sobre a maioridade penal"A discussão aqui tem que ser mais aprofundada, ela não é uma questão de idade, é uma discussão que tem a ver com a sociedade e a forma como a sociedade está dividida: em termos de renda, de oportunidade. É por isso que a gente discute muito isso, porque o rigor da lei quando é discutido com essa ânsia que o senador Magno Malta discute aqui vai pros pobres, não vai pros ricos, esqueça! Um menino de 16 anos da classe alta ou da classe média jamais vai responder por crime, mesmo sendo maioridade penal em 16 anos, porque os de 18, 19 e 20 já não respondem", diz a presidenta nacional Gleisi Hoffmann.Para Humberto Costa, "se nós temos hoje delinquência infanto-juvenil é porque o Estado brasileiro não cumpre com suas responsabilidades de garantir políticas públicas de educação, de saúde, de acesso à cultura, de acesso ao trabalho para essa juventude".Guimarães: "O que resolve o problema da violência e a educação é programa de geração de renda, é o emprego".Bohn Gass: "Não é a solução a redução da maioridade penal, é desviar a atenção sobre o real problema da criminalidade brasileira".Margarida Salomão: "É necessário que todos nós, democratas, militantes na área de Direitos Humanos, militantes das políticas em favor das crianças e dos adolescentes lutar contra isso. Mais educação, menos cadeia".

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Domingo, 1 de outubro de 2017
    Senadora Gleisi Hoffmann, Humberto Costa e os deputados José Guimarães, Bohn Gass e Margarida Salomão falam da posição do PT sobre a maioridade penal
  • Privatização da CEMIG

O desmonte avança. Na quarta-feira (27), o governo golpista vendeu para empresas estrangeiras quatro usinas hidrelétricas da Cemig. Os deputados Patrus Ananias, Benedita da Silva, Padre João PT, Margarida Salomão, Deputado José Guimarães e o senador Humberto Costa apontam que, além da queima do patrimônio público, privatização aumentará conta de luz. Assista:

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 28 de setembro de 2017
    Na última quarta-feira (27) usinas hidrelétricas da Cemig foram vendidas para empresas estrangeiras. Deputados do PT alertam: “O desmonte avança”