Humberto: “Temer fez da gasolina uma das mais caras do mundo”

Aumento de combustível no Brasil chegou a 30% em 2017 e tem efeito devastador na economia, já afeta diversos outros setores, diz senador

Roberto Stuckert Filho

Humberto Costa durante pronunciamento no Senado

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), criticou a política de preços dos combustíveis adotada pelo governo ilegítimo Michel Temer. Segundo o senador, a mudança no cálculo do reajuste da gasolina, promovida pela gestão peemedebista, teve grande impacto para o consumidor final. Só no ano de 2017, o valor do combustível sofreu incremento de 30%.

“O resultado dessa política de preços completamente irresponsável é que, hoje, ostentamos uma das gasolinas mais caras do mundo. Algo completamente impensável e que tem um efeito devastador na economia, já que o aumento no preço do combustível provoca um efeito cascata em vários outros setores. Mais uma vez quem paga o pato nesse governo é o povo brasileiro”, afirmou.

Pesquisa da consultoria Air-Inc, que analisa o custo de vida e mobilidade, mostra que a gasolina vendida nos postos brasileiros é a segunda mais cara do mundo dentre os países que mais produzem petróleo. Com o combustível sendo vendido em média a R$ 4,28 (US$ 1,30 o litro), o Brasil perde apenas para a Noruega, no ranking.

“Lembro que, no governo Dilma Rousseff, muita gente bateu panela criticando o preço da gasolina. Agora, está aí o resultado. A gasolina aumentou 300% mais que a inflação no ano passado e o País passou a figurar entre os que cobram mais caro pelo preço do combustível no mundo. Já as panelas dos ‘manifestoches’, voltaram para a cozinha”, ironizou Humberto.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast