Iluminação por LED muda cotidiano de moradores da periferia de SP

Sapopemba se tornou o primeiro distrito totalmente iluminado por LED. Tecnologia que traz economia e segurança também está em outros bairros da capital

(foto: Paulo Pinto/Agência PT)

A iluminação pública com a tecnologia LED é uma realidade de Sapopemba. Todo o distrito da periferia da zona leste de São Paulo já conta com cerca de 11,3 mil luminárias do programa LED nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo, comandada pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

A nova iluminação do distrito de Sapopemba foi entregue oficialmente por Haddad e o secretário de Serviços, Alberto Serra, em 23 de maio. Foram contemplados 932 logradouros, entre ruas, avenidas, vielas e praças, de 52 bairros, numa extensão de vias estimada em 308 quilômetros. O investimento na região foi no valor de R$ 40,1 milhões e beneficia diariamente 285 mil habitantes.

Entre as vantagens do LED em relação às lâmpadas de vapor de sódio é a duração de cerca de 12 anos (contra cinco do sódio), o consumo de 50% menos de energia e a melhora notável de iluminação, o que torna os locais mais seguros para caminhar à noite.

De acordo com o vereador Paulo Fiorilo (PT-SP), a medida garante muitos benefícios aos moradores dos bairros mais distantes da capital. “O prefeito Fernando Haddad vem mudando a iluminação dos bairros da periferia, e Sapopemba é um dos primeiros. Com a iluminação de LED, a prefeitura gasta menos, ilumina mais e dá mais segurança para as pessoas. As pessoas aproveitam a noite melhor. Isso tem uma importância muito grande para quem mora na periferia”.

paulo-fiorilo

Paulo Fiorilo: “a prefeitura gasta menos, ilumina mais e dá mais segurança”

O vereador também destaca, especialmente, que a nova iluminação resulta em aumento da sensação de segurança às mulheres “Quanto mais claro e iluminado, a sensação de segurança é maior. Principalmente para as mulheres. Elas saem mas cedo para trabalhar e voltam mais tarde. A segurança pública é um problema do estado, mas a prefeitura dá uma contribuição fundamental com a iluminação pública”.

Os skatistas Felipe Thomsen e Wesley Almeida moram em Santo André, cidade da Grande São Paulo, mas vão a Sapopemba para aproveitar a pista de skate da praça Torquato Plaza – também inaugurada pela Prefeitura – e elogiam iluminação pública adequada.

“A gente tem uma pista na nossa quebrada, mas não tem iluminação. Durante o dia a gente anda lá. Mas, se quiser andar à noite, temos que ir longe. Aqui ficou pique ideal, recomendado para outros skatistas”, explica Wesley.

PINT9395

Douglas Melo usa a pista de skate da praça Torquato Plaza

Para o também skatista Douglas Melo, a reforma da praça e o LED são elogiados pelos moradores. “Ficou ótimo. Antes, o chão estava muito esburacado. Com a iluminação e o chão que a prefeitura fez, ficou legal. Todos mundo diz a praça ficou boa”.


Outros bairros

Com 37,3 mil unidades já instaladas, a primeira fase do programa LED nos Bairros já é uma realidade nos distritos de Brasilândia (zona norte), Lajeado (zona leste), Raposo Tavares (zona oeste) e Sapopemba (zona leste).

O programa, que está sendo implantado pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) em regiões periféricas que apresentam alta vulnerabilidade social, teve início no fim de 2015 na comunidade de Heliópolis (zona sul), com a instalação de 1.277 luminárias. A mudança das luzes foi feita em atenção às várias queixas das mulheres que clamavam por mais segurança para o local. Depois, o projeto teve também uma passagem experimental pelo Jardim Monte Azul, onde foram implantadas 534 unidades.

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast