Indicado ao STF, Moraes passa noite em barco com senadores

Ministro da Justiça tucano passa madrugada em “sabatina informal” em barco de senador. Episódio revoltou meio Jurídico: “Não leva a sério a democracia”

Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministro do STF, Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo bancário de empresários suspeitos de financiar Fake News e grupos bolsonaristas, no inquérito que apura ataques ao STF e ao Congresso Nacional

Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente golpista Michel Temer, o ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, passou por uma “sabatina informal” no barco do senador Wilder Morais (PP-GO), em Brasília, na noite de terça (7).

De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, o encontro ocorreu na chalana Champagne e Moraes chegou acompanhado pelo assessor especial Temer, Sandro Mabel.

Além deles, participaram do encontro os senadores Benedito de Lira (PP-AL), Cidinho Santos (PR-MT), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Ivo Cassol (PP-RO), José Medeiros (PSD-MT), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Zezé Perrella (PMDB-MG). O bate-papo entrou pela madrugada de quarta (8).

Durante a conversa, ainda de acordo com o “Estadão”, Moraes se recusou a responder temas sobre a Lava Jato, disse um dos senadores que participou do jantar. “Sobre todos os assuntos ele falou com muito cuidado, até porque está querendo votos”, contou o senador.

Revolta do meio jurídico

O portal “Justificando”, especializado em Direito, ouviu diversos juristas sobre o episódio. A reunião do ministro da Justiça, às portas fechadas em uma embarcação com senadores que deveriam sabatiná-lo no Senado, revoltou a professora doutora da Universidade Católica de Pernambuco, Carolina Ferraz, que classificou o episódio como “escárnio”.

“A festança de Moraes com os senadores é o riso do escárnio de quem não respeita ou leva a sério a democracia e o Estado Democrático de Direito”, afirmou.

“Causa ojeriza a promiscuidade entre o legislativo, o judiciário e o executivo. Tudo é feito na base do acordão, da imoralidade e da falta de ética. Quando um grupo de senadores da república acompanhados de um futuro ministro do STF se dão ao desfrute de desrespeitar a independência e a tripartição dos poderes numa festança num barco do amor, regado a uísque, resta um sentimento de desesperança”, completou a professora.

Nas redes sociais, o desembargador aposentado e Professor Doutor de Direito Penal da USP, Walter Maierovitch, disse que a festança é mais um sinal de que Moraes não atende ao requisito de “reputação ilibada”. “Não tem postura e nem compostura. Não atende ao requisito constitucional da reputação ilibada”.

Márcia Semer, Procuradora do Estado de São Paulo e Secretária Geral do Sindicato dos Procuradores do Estado, considerou o episódio, no mínimo, constrangedor.

“Avalanche de notícias academicamente desabonadoras veiculadas nos últimos dias sobre o futuro Ministro do STF Alexandre de Moraes é impactante, mas, a notícia do jantar ‘on the boat’ com senadores mostra uma conduta pré-sabatina tão inapropriada que não saberia qualificar. Tudo bastante constrangedor… e preocupante”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Estadão e do Justificando

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast