Indicador de emprego aponta crescimento para 2015

Índice de otimismo dos industriais com a situação dos negócios nos próximos seis meses avançou 8,7% em dezembro

Tendência de alta no Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) ao final de 2014 foi anunciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na quarta-feira (7), ao divulgar o resultado da consolidação de dados relativos a dezembro. O indicador avançou 2% no último mês do ano e registrou 76 pontos, depois de retroceder 0,3% no mês anterior, em novembro.

Entre março e setembro, a tendência do indicador foi de queda, segundo a FGV. O resultado de dezembro registra uma reversão de comportamento.

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) registrou a primeira queda em nove meses, após recuo de 1,1% no mesmo período, além de fechar com 73,6 pontos como média trimestral. A tendência observada nos meses anteriores no ICD era de alta, informou a FGV.

Contribuiu para a evolução positiva do IAEmp, em dezembro, de acordo com a instituição, o índice de otimismo dos industriais com a situação dos negócios nos próximos seis meses, que registrou avanço de 8,7% no mês de encerramento do ano.

O indicador (IAEmp) sinaliza a tendência futura do mercado de trabalho e é formulado a partir de uma combinação de séries de dados extraídas das sondagens da indústria, serviços e do consumidor. Tal abrangência capacita o índice a antecipar os rumos do mercado de trabalho brasileiro.

O ICD, por sua vez, se baseia em dados desagregados de quatro classes de renda familiar da sondagem do consumidor. Esse procedimento capta, segundo explicações da fundação, a percepção a respeito da situação do mercado de trabalho.

“A série de médias móveis trimestrais apresenta tendência positiva, mas os números ainda não permitem distinguir se estamos observando uma reversão de tendência ou uma calibragem frente ao pessimismo exacerbado das expectativas nos meses anteriores”, observou a economista da FGV, Sarah Lima.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

 

PT Cast