Indústria automobilística espera ampliar vendas em 2015

Fim do desconto no IPI não desanima o mercado automobilístico brasileiro.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima aumentar a venda de veículos em 2015. Dados da Associação apontam que as vendas cresceram 5,7%, a produção 6,2% e as exportações 2,4%, de julho a outubro. Em novembro, as vendas estão superiores a 13 mil veículos por dia, superando as expectativas.

“Em outubro estávamos brigando para atingir 13 mil. Nossa expectativa é que esse crescimento no segundo semestre permaneça e já é um indicador de que 2015 teremos números melhores do que 2014”, declarou à imprensa o presidente da Anfavea, Luiz Moan.

Quanto ao fim do desconto de parte do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para veículos automotores, Moan afirmou que a complementação a alíquota para janeiro de 2015 já era aguardada desde junho, quando o governo garantiu o desconto até o fim de 2014. Moan afirmou que a medida não implicará em cortes de pessoal nas montadoras.

“A indústria automobilística investe muito forte em treinamento e sempre evitou fazer uma redução do pessoal em função desse investimento”, afirmou.

As alíquotas serão reajustadas da seguinte maneira: carros com motores 1.0 passarão de 3% para 7%. Com motor de 1.0 a 2.0 serão reajustados de 9% para 11%. Com a mesma potência à gasolina, vai variar de 10% para 13%.

Carros com potência acima de 2.0 não tinham redução da alíquota e permanecem os mesmos 18% para motores flex e 25% para os movidos à gasolina. Para os utilitários ficará mantida a alíquota de 3%.

Por Guilherme Ferreira, a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast