Indústria cresce em 10 dos 14 estados pesquisados pelo IBGE

Rio Grande do Sul teve segundo mês de alta, acumulando expansão de 6,0%. Goiás eliminou perdas de julho e Espírito Santo acumulou 11,2% em três meses

O aumento no ritmo da produção industrial nacional na passagem de julho para agosto, série com ajuste sazonal, foi acompanhada por dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os maiores avanços foram no Rio Grande do Sul (4,2%), Goiás (3,3%) e Espírito Santo (3,2%), segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (8).

Os números confirmam a previsão feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última quinta-feira (2), de que a recuperação da indústria e do varejo entre julho e agosto sinalizam uma retomada da economia brasileira no segundo semestre. “A economia está em trajetória de aceleração nesse terceiro trimestre e isso vai continuar no quarto”, enfatizou o ministro na ocasião.

Os resultados desse mês, o Rio Grande do Sul registrou o segundo mês seguido de crescimento na produção, acumulando nesse período expansão de 6%. Já o estado de Goiás eliminou o recuo de 2% verificado em julho último, enquanto o Espírito Santo acumulou ganho de 11,2% em três meses consecutivos de taxas positivas.

Ceará (2,8%), Pernambuco (2,7%), Paraná (2,1%), Pará (2,0%) e São Paulo (0,8%) também apontaram taxas positivas mais intensas do que a média nacional (0,7%), enquanto Santa Catarina (0,5%) e Minas Gerais (0,1%) mostraram avanços mais moderados. Por outro lado, Amazonas (-4,5%), Bahia (-4,2%), Rio de Janeiro (-1,6%) e Região Nordeste (-1,2%) assinalaram as taxas negativas nesse mês, após apontarem crescimento no mês anterior: 16,6%, 4,1%, 1,1% e 5,6%, respectivamente.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil