Inflamada pela mídia, crise não afeta setor de infraestrutura

Investimentos em grandes empreendimentos devem crescer 5% em relação ao ano passado, de acordo com diretor do BNDES

Foto: EBC

As dificuldades econômicas enfrentadas pelo mercado brasileiro não atingiram os investimentos em infraestrutura. O setor é responsável pelo aprimoramento de serviços como energia elétrica, logística de transportes, como aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, e telecomunicações, sempre relacionados a investimentos pesados e financiamentos de longo prazo.

A área é uma das menos afetadas pela escassez de recursos para financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação é do diretor de Planejamento, Pesquisa e Acompanhamento Econômico do banco de fomento, João Carlos Ferraz.

O setor anda na contramão dos demais e, de acordo com o diretor, vai receber ainda mais desembolsos que em anos passados, em que o desempenho econômico do pais esteve muito melhor.

O aumento de financiamentos será de 5% em relação a 2014, revelou Ferraz ao participar do Conselho Empresarial da América Latina, no Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira (16). O comportamento do setor é um forte indicador de confiança na superação dos problemas atuais.

Para Ferraz, conforme registro da “Agência Brasil”, “o aumento dos desembolsos em infraestrutura reflete o potencial da economia brasileira e miram no crescimento econômico, com oportunidades competitivas de baixo risco para os empresários”.

Ou seja, o setor está de olho no futuro, aposta no grande mercado interno, nas exportações e nas necessidades de infraestrutura que assegure o futuro. É tudo uma questão de tempo para o diretor.

“Temos que atravessar esse inferno astral, mas as oportunidades são grandes”, declarou a empresários que participavam do fórum. Ferraz aproveitou para cobrar do setor privado maior participação do setor bancário privado no financiamento de grandes projetos.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast