Infraestrutura da Transpetro garante oferta de gás natural

Terminais de regaseificação do GNL produzem 41 milhões de m³ por dia

A expansão das operações nos terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) da Transpetro vem sendo fundamental para garantir o avanço na oferta do produto no País.

Os três terminais – Baía de Guanabara (RJ), Pecém (CE) e Bahia (BA) – somam 41 milhões de m³ por dia, acima dos 32 milhões de m³ por dia do gás boliviano, e atrás apenas da produção nacional, que gira em torno de 45 milhões de m³ diários.

Nos três primeiros meses de 2014, a geração de energia elétrica foi a atividade que liderou a demanda pelo produto, com 46%. Outros 44,6% foram consumidos pela indústria, com os cerca de 10% restantes distribuídos em usos como automotivo, residencial e comercial.

 

Pioneirismo – Desenvolvido de forma pioneira pela Petrobras, o uso de navios regaseificadores no processo de armazenagem do GNL possibilitou maior flexibilidade para o atendimento pleno do mercado.

A inovação foi implementada em 2009, com a inauguração do Terminal de Pecém, com capacidade para regaseificar 7 de milhões de m³ por dia, e ampliada um ano depois, com a entrada em funcionamento da unidade do Terminal da Baía de Guanabara, com capacidade para regaseificar 20 milhões de m³ por dia.

O Terminal de Regaseificação da Bahia, inaugurado em janeiro deste ano, com capacidade diária de 14 milhões de m³, representou aumento de mais de 50% na capacidade total de regaseificaação de GNL na Transpetro. A unidade foi implantada com a configuração Side By Side, inovadora no Brasil, e que representa uma tecnologia ainda mais econômica em comparação às adotadas nos demais terminais.

O Gás Natural Liquefeito (GNL) é o gás natural em estado líquido. Sua transposição de gasoso para líquido acontece com o resfriamento a uma temperatura de 162º C negativos, o que reduz seu volume cerca de 600 vezes, facilitando o transporte em navios.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast