Inscrições atenderão todos os cursos com nota máxima

Ministério da Educação esclarece que inscrições em cursos de avaliação 3 e 4 vão considerar variáveis regionais, como áreas de carência no atendimento

O Ministério da Educação e Cultura esclarece ao segmento educacional, escolas privadas, educadores e estudantes, que o processo de abertura de inscrições no Fies 2015 leva em consideração a qualidade dos cursos nos quais o estudante busca se matricular.

Por isso, de acordo com nota de esclarecimento do MEC encaminhada à Agência PT de Notícias, nesta segunda-feira (2), o critério de inscrição de estudantes estabelece que haverá atendimento pleno aos cursos que obtiveram nota cinco nas avaliações oficiais sobre a qualidade de ensino nas instituições procuradas.

O Fies é o programa do governo federal que financia a inclusão dos estudantes que não obtiveram vaga em cursos de universidades públicas no ensino superior oferecido por instituições privadas de ensino.

A nota do ministério também esclarece que as inscrições para cursos que obtiveram notas 3 e 4 estão submetidas a avaliações adicionais: “São considerados alguns aspectos regionais, como por exemplo cursos que historicamente foram menos atendidos”, afirma.

Em relação à suposta queda em 2015 no número de atendidos pelo programa, o Ministério preferiu não fazer avaliações ou prognósticos. O ministério afirma ser cedo para dimensionar ou comparar o comportamento das inscrições nos dois períodos, se há crescimento ou queda na quantidade de inscritos.

De acordo com o MEC, os dados atuais do Fies são parciais e, quando concluído o processo de inscrições, vão se referir apenas ao primeiro semestre, não ao ano inteiro. Portanto, não há como comparar contatos anuais com semestrais.

“É importante ressaltar ainda que não é possível fazer uma previsão com base no total de contratos de 2014, já que este processo em andamento é referente ao primeiro semestre de 2015. O balanço final de contratos só poderá ser divulgado após o fechamento do sistema, em 30 de abril”, explicou a instituição responsável pelos programas federais brasileiros na área de educação.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast