Jandira Feghali: Bolsonaro não defende as mulheres

Em vídeo publicado nas redes sociais, a deputada federal do PCdoB desconstrói discurso falacioso adotado pelo candidato do PSL

Lula Marques/Agência PT

Deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) discursa no ato contra o desmonte da Previdência, em Brasília

As manifestações machistas e misóginas de Jair Bolsonaro são de conhecimento público, mas na propaganda eleitoral veiculada na última quarta-feira (24), o candidato do PSL à Presidência da República adotou o discurso falacioso de “protetor das mulheres.”

Relatora da Lei Maria da Penha no governo Lula, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se manifestou nas redes sociais sobre a hipocrisia de Bolsonaro ao tratar do tema da violência contra a mulher. Ela lembrou que o candidato da extrema-direita é, na realidade, uma grave ameaça aos direitos conquistados nas últimas décadas.

“O governo Temer, do qual Bolsonaro é base e votou em tudo com ele, retirou R$ 120 milhões dos programas de combate à violência, fechou serviços e acabou com o Ministério das Mulheres”, apontou.

A parlamentar também resgatou as falas machistas e misóginas de Bolsonaro, que já disse que “mulher tem de ganhar menos porque engravida” e que a filha é resultado de uma “fraquejada.”

“Como que alguém que acha que a mulher é um ser inferior na sociedade pode se assenhorar um protetor e combatente contra a violência doméstica e familiar?”, questiona Jandira.

Assim como em seu Plano de Governo, Bolsonaro não apresenta nenhuma proposta concreta para enfrentar a violência de gênero, ele apenas fala em “endurecer a legislação”, sem detalhar as medidas a serem implementadas.

Bolsonaro também ataca os governo de Lula e Dilma Rousseff, com mentiras, alegando que “as mulheres ficaram desprotegidas nessas gestões.”

Os governos de Lula e Dilma Rousseff foram os que mais avançaram em políticas para o enfrentamento à violência contra a mulher, com leis reconhecidas internacionalmente, como é o caso da Maria da Penha. Também foi na gestão petista que o assassinato de mulheres passou a ser tipificado como feminicídio, e os criminosos punidos com penas mais rigorosas.

A imagem de “Bolsonaro defensor das mulheres”, de acordo com Jandira Feghali, é uma grande contradição, uma vez que o candidato defende, entre outras violações, a esterilização de mulheres pobres para “evitar a proliferação de pobres.” Bolsonaro também já se manifestou contrário à Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio.

“Esse senhor não é protetor de ninguém, ele é o autorizador da violência, da tortura e da guerra. Nós queremos paz, queremos política de emancipação e de transformação, e esta política está representada na campanha e no projeto de Brasil de Haddad e Manuela”, conclui Jandira.

Assista o vídeo na íntegra:

#AGORA A propaganda de Bolsonaro sobre as mulheres não mostra a verdade sobre o candidato! Saiba porque:

Publicado por Jandira Feghali 6565 Federal em Quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Por Redação, da Secretaria Nacional de Mulheres

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast