JBS patrocinou difamação feita pelo FolhaPolítica contra Sakamoto

Dona da Friboi e a empresa 4Buzz teriam patrocinado, no Google, o link “Leonardo Sakamoto Mente”. Jornalista obteve documentos com apoio da Justiça

As empresas JBS e 4Buzz patrocinaram, em anúncio pago no Google, notícia difamatória contra o jornalista e ativista Leonardo Sakamoto publicada no site “FolhaPolítica“. O portal, que diz fazer “jornalismo independente”, é conhecido por publicar notícias falsas e tendenciosas contra o PT e outros movimentos de esquerda.

Os documentos que comprovam a ligação JBS, dona da Friboi e da Swift, e da 4Buzz, uma agência de performance digital, foram obtidos por meio de ordem judicial. Sakamoto foi à Justiça para descobrir quem havia contratado o anúncio difamatório.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo“, nesta sexta-feira (8), as duas empresas teriam patrocinado o link “Leonardo Sakamoto Mente”. Esta é a primeira referência para pesquisas com os termos “Sakamoto”, “Leonardo Sakamoto” ou “Blog do Sakamoto” no Google.

“A história que liga as empresas ao ataque ao blogueiro começou em maio de 2015, quando a página “Leonardo Sakamoto Mente” passou a ser promovida. O link levava o internauta para o texto “Sakamoto recebe mais de R$ 1 milhão para chamar opositores de mercenários, denuncia Luciano Ayan”, abrigado no site FolhaPolítica.org. Sem autoria conhecida nem relação com a Folha, o FolhaPolítica tem 1,1 milhão de seguidores no Facebook. Mescla posts desfavoráveis ao PT com notícias falsas.”, explica a matéria.

Sakamoto relata que as mentiras espalhadas pela internet resultaram em ameaças, xingamentos e até mesmo agressões físicas. “Você está andando na rua, vem um desconhecido e dá uma ombrada; outro dia um carro para e alguém xinga e cospe na sua direção; você vai a um restaurante, começam a circular fotos suas no local com insultos”, contou.

A JBS e a 4Buzz negaram as informações publicadas pelo jornal.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Folha de S. Paulo”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Artigo: Empresas de tecnologia têm o direito de excluir usuários de suas redes sociais? “NÃO”, responde Sérgio Amadeu Artigos

Mais notícias

PT Cast