Jefferson Lima: Planejamento estratégico para crescimento do PT

Em artigo, presidente do PT de Aracaju fala dos desafios na gestão de um partido do tamanho do PT, que já apresentou propostas para o povo aracajuano

Ricardo Stuckert
Tribuna de Debates do PT

Realizar a gestão de um partido do tamanho do PT é uma tarefa desafiadora. Muitos são os processos exitosos e muitos também os empecilhos que obstaculizam a transformação dos objetivos criados em metas sólidas, a fim de torná-los realidade.

O Partido dos trabalhadores é o partido político com o maior potencial, que muito já apresentou de propostas para o povo aracajuano e com o passar dos anos, percebemos a força e vitalidade do PT. Ao mesmo tempo, surge novas dificuldades e incertezas. Para conviver com elas é preciso utilizar instrumentos para prever cenários, na tentativa de garantir o crescimento, a organização, mobilização e a produção política.

O planejamento estratégico é essencial no controle dos projetos e esforços políticos, o que influencia diretamente na capacidade de desenvolvimento e crescimento do partido. Com o conjunto de desafios apresentados pela militância no Processo de Eleições Internas e os diálogos permanentes com a direção municipal, com as lideranças políticas e gestores da cidade, percebemos a necessidade de realizar e implantar uma política de planejamento e que medidas estratégicas sejam adotadas, utilizando-se de ferramentas inovadoras e construindo uma gestão cada vez mais coletiva, horizontal e com à clara definição de seus objetivos e traçado os possíveis caminhos a serem seguidos para atingi-los.

Assumimos a direção do PT em Aracaju em um ambiente tão cheio de incertezas e com um conjunto de dificuldades há ser enfrentadas, como as questões financeira e administrativa, para a implementação de processos que sejam eficientes na geração de melhorias na execução dos projetos que fortaleçam a militância do PT e a renovação do nosso partido.

O momento será de organização e definição dos rumos da gestão. Essa atividade vai ser realizado através do perfil inovador no Partido dos Trabalhadores, com a realização Planejamento Estratégico da Direção Municipal do PT que contará com o apoio da Fundação Perseu Abramo e da Direção Nacional do PT. Esse planejamento vai potencializar o PT em Aracaju e os eixos estratégicos para o próximo período, o conjunto de ações com o povo nos bairros de Aracaju, a nossa construção das políticas públicas na cidade, através da gestão Edvaldo Nogueira/Eliane Aquino, a defesa diária do presidente Lula e todo seu legado, deixando bem claro que o impedimento da candidatura de Lula em 2018, é uma fraude e um ataque ao povo e a democracia.

O planejamento servirá também para fortalecer o partido a partir da mais ampla unidade partidária, sem sectarismos, sem a crítica fácil que nos destrua. A unidade das forças progressistas da sociedade, com o objetivo de ampliar a oposição ao programa devastador em curso e as lutas em defesa dos direitos do povo brasileiro.

O PT em Aracaju está sendo construído dentro de uma nova plasticidade da política, um trabalho molecular de diálogo e organização junto aos trabalhadores, mulheres, negros, juventude, LGBT e toda diversidade contemporânea, reafirmando o compromisso com as organizações que dialogam na vida real ou no ciberativismo de forma mais horizontalizada e em sintonia com as diversas organizações dos movimentos sociais progressistas da cidade.

Um elemento fundamental nesse novo cenário é a pactuação de uma grande mudança interna no PT, com renovação, ousadia, oxigenação e atualização geracional.

O PT em Aracaju está reconceituando a sua organização para conviver com seu novo papel enquanto força política, em total sintonia com o povo, fortalecendo os vínculos com a permanente mobilização popular.

Vamos planejar e mostrar quais são os nossos objetivos para que a sociedade conheça o Novo Tempo no PT e a sua eficiência do ponto de vista político, o que consequentemente aumentará a aprovação na sociedade.

Jefferson Lima é presidente municipal do PT Aracaju

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores