João Barbosa: A importância de acabar com a propagação do fascismo nas universidades

Agência Brasil
Tribuna de Debates do PT

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em 40 anos de vida, 15 de militância pelo PT, não lembro de ter visto o fascismo tão presente em instituições essenciais do nosso país. As escolas e universidades têm sido tomadas por professores de direita, o que é um perigo para o bem-estar da população, uma prova disso é a existência de páginas como esta.

Quando a esquerda era mais presente, principalmente no Ensino Superior, o risco de haver páginas como essa era mínimo; o risco de haver páginas que incitassem o fim da democracia, que levamos tanto tempo para construir, era quase nulo. Depois do surgimento de movimentos como o MBL, que levou ao golpe e à ascensão de figuras esdrúxulas como o deputado fascista Jair Bolsonaro, a turma da direita passou a ter mais credibilidade para propagar o fascismo e ideais totalitários entre os jovens.

A importância de acabar com a propagação do fascismo é urgente. Fazer com que os movimentos de extrema-direita parem de se espalhar pelas Universidades Federais deve ser feita de maneira mais agressiva, sem dar espaço para que eles reproduzam pensamentos que colocam a sociedade como vemos hoje, que levamos tanto tempo para construir, em risco.

Movimentos de apoio e exaltação ao fascista-mor Jair Bolsonaro têm como intenção principal acabar com os direitos que demos aos pobres e aos trabalhadores, que viviam quase como escravos nas mãos da elite que tenta tomar novamente o poder.

Por isso, companheiros, nesse momento em que Moro e companhia tentam dar o poder novamente aos escravocratas, nossa luta deve ser mais forte.

É importante que disseminemos os fatos: Lula é inocente e o Brasil está sofrendo um golpe, que começou com a retirada da presidenta Dilma do poder. Seja por convocação de manifestações ou tomada de câmaras municipais, vamos à luta!

Força!

Vamos acabar com o golpe!

Por João Marcos Barbosa, estudante de Letras (Francês) e militante do PT, para a Tribuna de Debates do PT.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores