João Paulo Farina: O Canal do Sertão

Em artigo para a Agência PT, secretário de Juventude do partido fala sobre visita à cidade de Inhapi, em Alagoas, e sobre o Canal do Sertão

Foto: Divulgação

Voltando a Alagoas, lembro minha visita a cidade de Inhapi, e a oportunidade de ter conhecido o Canal Sertão. A obra, construída no meio do sertão alagoano, onde apenas terra seca reinava, faz surgir um imenso rio artificial, trazendo o verde e garantindo vida ao sertão.

A energia que emana entorno ao canal nos revigora para a luta e traz também a dimensão da importância do que foi feito e do quanto ainda falta fazer por este país. Ver aquela obra, que hoje leva água para milhões de sertanejos, alijados há séculos ao confinamento do sertão, historicamente pobre e com escassez de água, expõe a modificação construída em pouco tempo, pelos 14 anos de governo popular.

A água chegando às torneiras das casas, somada aos impactos na economia desta região e das famílias sertanejas, fazendo emergir comércios e serviços em meio ao mar de Mandacarus, faz transbordar as emoções.

Com o “Canal da Esperança” que, trouxe colorido para a vida do sertanejo, reduzimos os números de retirantes que fogem da seca que castiga o solo do sertão. Saber que hoje existe água encanada para irrigação, expressado no verde das pequenas plantações, no gado gordo e na água da panela, é acumular forças para prosseguir na defesa do legado dos governos Lula e Dilma.

É incrível, também, como o armazenamento de água gera desenvolvimento, em uma casa, sítio ou vila. O processo é decorrente de uma simples coleta de água no período de chuva, armazenada em cisternas e essa estrutura garante ao sertanejo o acesso a água todo o ano, conseguindo aproveitar o que a natureza nos dá sem agredi-la ou desrespeita-la.

Com a compreensão de que Dilma e Lula deixaram um legado de dignidade ao povo brasileiro, seguimos em constante luta, resistência e defesa do nosso legado.

Somos um povo marcado pela diversidade religiosa, cultural, sexual, étnica, entre tantas outras, abençoados por natureza e deveríamos conviver de forma harmoniosa tanto com as diferenças sociais como com o meio ambiente, apresentando propostas para problemas solucionáveis, como a escassez de água em municípios tão próximos ao nosso Velho Chico, propondo politicas focais para que esse país tão rico e tão carente avance nas políticas públicas.

Viva o Sertão, o Sertanejo
Viva Lula e Dilma