Jornada de Lutas da Juventude reforça agenda de mobilizações

JPT apoia a luta em defesa da democracia e contra a PEC 4330, que amplia a terceirização e precariza o mercado de trabalho

As organizações que compõem o núcleo operativo da Jornada de Lutas da Juventude reuniram-se no último dia 2, na sede da CUT, em São Paulo, para definir suas próximas mobilizações. Atentos ao acirramento político no país, foi reafirmada a importância da unidade entre os movimentos, que caracteriza a Jornada desde seu surgimento, em 2013, e que ganha relevância cada vez maior nesse cenário.

O indicativo tirado na reunião é participar de todas as principais manifestações já convocadas até o 1º de maio. A série de lutas que deve contar com a irreverência e a combatividade da juventude será retomada no próximo dia 7, em Brasília, em defesa da democracia e contra a PEC 4330, que amplia a terceirização e precariza o mercado de trabalho.

Nas duas próximas semanas, o foco será a Jornada de Lutas pelo Fortalecimento do Ensino Técnico. Convocadas pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), essas mobilizações deverão ocorrer em 70 Institutos Federais e dezenas de escolas técnicas estaduais em todo Brasil, culminando com uma grande manifestação também em Brasília.

No mês que marca a comemoração de cinco décadas da TV Globo à serviço de golpes e intervenções na democracia, a juventude não poderia deixar essa pauta passar em branco. No dia 26, se somará a várias outras organizações em atos e manifestações denunciando o papel que a emissora joga para obstruir o avanço das camadas populares e para impedir o aprofundamento da democracia brasileira. Destacar a relação da Globo com o golpismo, a Ditadura Militar, a sonegação fiscal e o Caso HSBC e chamar atenção para a democratização da mídia devem ser os pontos reivindicados nessa data.

É importante realizar diversas atividades ao longo de todo mês a fim de ampliar as mobilizações. Plenárias, debates e atos em universidades e sindicatos a fim de reunir academia, mídia alternativa, movimentos sociais e os mais diversos setores da sociedade nessa campanha.

No 1 de maio, Dia do Trabalhadores e Trabalhadoras, a Jornada de Lutas da Juventude incrementará os atos convocados pelas Centrais Sindicais. A bandeira da juventude nessa data será combater o retrocesso e exigir mais avanços!

Ao longo de todas essas agendas, a Jornada de Lutas da Juventude permanecerá pautando o combate à PEC 171, que reduz a maioridade penal para 16 anos. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, essa medida demanda ampla mobilização de parlamentares, artistas, intelectuais, movimentos sociais e juventudes partidárias para que possa ser barrada.

Por Jefferson Lima, Secretário Nacional da JPT