Jornal atua como ‘instrumento político’ para minar eventual candidatura de Lula, diz líder

O senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, também saiu em defesa do ex-presidente e acusou veículos da grande imprensa realizarem um “conluio” na tentativa de criminalizar a figura pública do o ex-presidente Lula

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), criticou nesta quarta-feira (30) as recorrentes tentativas de criminalizar a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa de empresas brasileiras no mercado exterior.

Diante de reportagem do jornal “O Globo”, publicada na terça-feira (29), o deputado afirma que a estratégia de parte da imprensa é minar uma eventual candidatura do petista em 2018. “É lamentável o papel a que se presta o jornal, que atua como instrumento político e ideológico para tentar interditar eventual candidatura de Lula à Presidência da República”, critica.

Sibá lembrou que desde que assumiu o primeiro mandato, em 2003, Lula colocou-se como “caixeiro-viajante” do Brasil para aumentar a presença de empresas do País no mercado externo. “Essa postura, adotada por outros governantes, tanto do Brasil como de outros países, é o que se espera de um chefe de Estado”, afirmou Sibá.

O resultado foi palpável: a diplomacia presidencial contribuiu para aumentar as exportações brasileiras de produtos e serviços, que passaram de US$ 50 bilhões para quase US$ 200 bilhões, e isso resultou na criação de milhões de novos empregos no Brasil, acrescentou Sibá. Em seus dois mandados, o ex-presidente chefiou 84 delegações de empresários brasileiros em viagens por todos os continentes.

Outro ponto observado pelo deputado é o fato de líderes de outros países, como Estados Unidos, Alemanha, França e Inglaterra, atuarem de forma semelhante ao Lula. “Portanto, o que Lula fez, bem como seus antecessores, não foi ilegítimo nem ilegal. Pelo contrário, estava em sintonia com os interesses nacionais”, defendeu.

jorge vianaO senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, também saiu em defesa do ex-presidente e acusou veículos da grande imprensa realizarem um “conluio” na tentativa de criminalizar a figura pública do o ex-presidente Lula.

“Tenho vergonha desse jornalismo praticado no Brasil, que afronta a liberdade de imprensa”, disse Viana, em plenário, nesta quarta-feira (30).

O senador afirmou também que a suposta denúncia tem o “mesmo vazio” de seguidas reportagens da revista “Época”, que também pertence à família Marinho, que controla “O Globo”.

Viana atribuiu a responsabilidade sobre a radicalização crescente na política brasileira à cobertura tendenciosa da imprensa. O petista pediu então “limite” ao ódio contra o ex-presidente Lula e à intolerância.

“É muita forçação de barra, para policiais federais, membros do Ministério Público, querer transformar uma ação em crime. Ele deveria ser chamado de criminoso se não tivesse feito isso”, afirmou.

FHC – O líder do PT na Câmara comparou também a diferença de tratamento dado pela imprensa à Lula e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ele lembrou que o tucano fez negociações em favor das Organizações Globo, ou lobby, como diria o jornal “O Globo”. Como quanto em abril de 1998, conforme matéria do jornal “Folha de S. Paulo”, FHC foi à Espanha, com intuito de explorar um novo nicho na diplomacia de negócios: unir as indústrias cinematográficas dos dois países. Coincidentemente, um mês antes, em março de 1998, foi inaugurada a Globo Filmes, novo braço das Organizações Globo na área de audiovisual.

“Foi apenas uma coincidência a ida de FHC à Espanha um mês depois da criação da Globo Filmes? Se foi ou não, não vem ao caso, pois é legitimo qualquer presidente defender a expansão de atividades de empresas do País no mercado externo. O que não é tolerável é a hipocrisia da mídia, com a tentativa de se criminalizar Lula e PT”, afirmou Sibá.

Para Sibá, seria criminoso fazer o inverso, defender o interesse de empresas estrangeiras. “Aliás, o senador José Serra (PSDB-SP) defende multinacionais do petróleo (quer mudar as regras de exploração do pré-sal para favorecê-las) e é tratado como herói por parte da mídia. Isso, sim, é errado. E mostra que setores da mídia não estão preocupados nem com a verdade e tampouco com os interesses nacionais”, concluiu o líder.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “PT na Câmara” e “PT no Senado

PT Cast