José Guimarães

Comissão Executiva / Secretário Nacional de Assuntos Institucionais

José Nobre Guimarães é advogado e ocupa pela terceira vez consecutiva o cargo de Deputado Federal.

Foi  Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados em 2013, conduzindo os 89 deputados federais na aprovação do programa Mais Médicos e do marco regulatório do setor portuário (MP dos Portos). Antes, coordenou a bancada do Nordeste, em 2012, e atuou como vice-líder do Governo Dilma Rousseff na Câmara, em 2011.

No seu primeiro mandato como deputado federal, entre 2007 e 2010, foi vice-líder da bancada do PT e, também nesta época, coordenou a Bancada do PT nas comissões de Finanças e Tributação da Câmara e Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Guimarães é um dos mais atuantes parlamentares na defesa do projeto petista e do crescimento do País e do Nordeste. Relatou projetos importantes na Câmara, como a Medida Provisória 527/11, que criou o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e teve papel decisivo na aprovação da Política de Valorização do Salário Mínimo.

A militância do deputado Guimarães, no entanto, não começou na Câmara dos Deputados. Sua estreia foi no Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará (CESC). Depois dirigiu o Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, do curso de Direito, da Universidade Federal do Ceará, onde se formou.

Guimarães tem uma trajetória de luta no movimento sindical e no Comitê Brasileiro pela Anistia. Como bancário, esteve na linha de frente da histórica greve de 1979. Teve também forte participação na Campanha pelas Diretas Já, no Ceará, em 1983.

Filiou-se ao PT em 1985 e, no mesmo ano, coordenou a campanha vitoriosa de Maria Luiza à prefeitura de Fortaleza. Presidiu o PT cearense de 1991 a 2000 e coordenou as campanhas de Lula em 1989 e 2002.

Assumiu o mandato de deputado estadual em 2000 e foi reeleito em 2002. Na Assembleia Legislativa do Ceará, Guimarães participou das principais comissões da Casa e foi o relator-geral do Orçamento do estado em 2004.

José Guimarães chegou à Câmara dos Deputados em 2006, com o respaldo de ter sido o deputado federal mais votado do PT do Ceará. Em 2010, foi o segundo deputado federal mais votado no seu estado e o mais votado do PT, com 210,3 mil votos distribuídos por todos os 184 municípios cearenses.

Em 2014, Guimarães alcançou a marca de segundo deputado mais votado em todo território nacional,  reeleito com o voto e apoio de 209.032 cearenses. e ficou entre os 30 mais sufragados em todo País.

• Filiação: José Guimarães

Deputado José Guimarães: "Estamos vivendo um novo momento no PT. Você que é jovem, mulher, trabalhador, trabalhadora, que acredita na democracia, defende o PT, que é simpático às políticas do PT, eu convido: vamos nos filiar ao PT!".Acesse http://www.pt.org.br/filiacao e faça parte dessa mudança

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017
    O deputado José Guimarães convida a todos e todas a se filiarem ao Partido dos Trabalhadores para somar na luta pela democracia!
  • Parlamentares do PT sobre a campanha de filiação

Precisamos de mais política com a participação do povo! Faça a diferença e filie-se ao PT! Quer saber mais motivos para se filiar? Assista o vídeo!

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Domingo, 15 de outubro de 2017
    Parlamentares do Partido dos Trabalhadores falam sobre a importância da política com a participação do povo! Faça a diferença e filie-se ao PT
  • Brasil que o povo quer: Parlamentares

Você já enviou sua sugestão para a construção de um país melhor? Os parlamentares Humberto Costa, Deputado José Guimarães e Reginaldo Lopes convidam todos e todas a acessarem a plataforma Brasil que o povo quer. Assista o vídeo e acesse: brasilqueopovoquer.org.br

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta-feira, 4 de outubro de 2017
  • José Guimarães: Balanço do Encontro de Prefeitos e Prefeitas d...

O Encontro Nacional de Prefeitos, organizado pelo Secretário de Assuntos Institucionais do PT, o Deputado José Guimarães, abordou três principais temas: - A necessidade de atualizar o Modo Petista de Governar- A necessidade de aprofundar o diálogo com a criação do Fórum Nacional dos Prefeitos, Prefeitas e Vices- De que forma a crise atinge os municípios brasileiros. Assista e saiba mais!

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Terça-feira, 3 de outubro de 2017
    O secretário de assuntos institucionais do PT, José Guimarães, fala sobre os principais temas abordados durante o evento
  • ENCONTRO DE PREFEITOS E PREFEITAS AO VIVOGestores municipais do PT debatem as consequências do golpe, da crise econômica e do corte de programas sociais para os municípios. Também apontam soluções para retormar o desenvolvimento e fortalecimento local e regional.

Publicado por PT no Senado em Terça-feira, 3 de outubro de 2017
    Acompanhe o segundo dia do encontro, que foi realizado em Brasília, com a presença de Gleisi, Zarattini, Guimarães e outras lideranças