José Mentor

José Mentor, paulista de Santa Isabel, tem participado, ao longo de mais de quatro décadas de vida pública, das principais transformações do país, sempre lutando em defesa da democracia, em favor das demandas dos movimentos sociais e pela valorização da cidadania.

No movimento estudantil, na década de 1960, ajudou a reconstruir o Centro Acadêmico 22 de agosto e o DCE-livre da PUC-SP, a União Estadual dos Estudantes (UEE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou do histórico Congresso da UNE em Ibiúna (SP), sendo um dos mais de setecentos estudantes presos pela ditadura militar.

Advogado formado em 1971, refundou o Jurídico 22 de agosto em 1976, onde assessorou movimentos sociais. Fez parte da Comissão Arquidiocesana dos Direitos Humanos de São Paulo. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1989 assumiu seu mandato parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Como deputado estadual constituinte e líder da bancada petista, José Mentor foi apontado pela imprensa como um dos quatro melhores constituintes paulistas.

Eleito vereador em São Paulo por três vezes (1992, 1996 e 2000), seus mandatos destacaram-se por sua dedicada atuação parlamentar, apoio às lutas sociais, fiscalização do Executivo e construção partidária.

Foi líder do PT, presidiu a Comissão de Finanças e Orçamento, quando organizou, de forma pioneira, o orçamento participativo através de audiências públicas regionais (1999/2000). Foi líder do governo Marta Suplicy em 2001, reconduzido no ano seguinte.

Em 2002, elegeu-se deputado federal, foi membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e indicado, pela liderança do PT, como relator da CPMI do Banestado e sub-relator da Comissão da Reforma Tributária.

Reeleito em 2006 e 2010, continuou como membro da CCJC e também foi membro das Comissões Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle; relatou projetos como Inspeção Técnica Veicular, delegado conciliador entre outros.

É autor de projetos como o da obrigatoriedade de uso de tornozeleira para agressores de mulheres; regulamentação da profissão de podólogos; proibição de transmissão de lutas de MMA pela TV; acendimento automático de faróis de motos; obrigatoriedade de educação ambiental nas escolas; obrigatoriedade de indicação do condutor principal nos certificados de veículos etc. É coordenador do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis.

José Mentor iniciou em 2015 seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados para continuar exercendo tarefas para o Brasil avançar ainda mais, com justiça social e crescimento econômico.

• TODOS CONTRA TEMER! 100% dos deputados petistas, ou seja, 58 parlamentares, votaram contra Michel Temer e a favor do prosseguimento da investigação por corrupção do golpista! Veja o voto de cada um dos deputados do PT e tenha ainda mais certeza: eles estão ao lado do povo brasileiro!

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 3 de agosto de 2017
    100% dos deputados petistas votaram contra Michel Temer e a favor da investigação por corrupção do golpista. Assista aos votos dos parlamentares