Jovens participam da construção de políticas públicas para educação e trabalho

A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 recebeu sugestões e demandas da juventude

A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 recebeu diversas sugestões dos cidadãos do país. Educação e trabalho foram às principais demandas apresentadas pela juventude brasileira, que também cobrou o combate à violência e a não aprovação da redução da maioridade penal.

A consulta pública foi realizada na última quinta-feira (18), no Anexo I do Palácio do Planalto. O Plano Plurianual possibilita um planejamento estratégico do governo federal para diretrizes e metas no período de quatro anos.

Por meio de uma consulta pública os jovens têm a oportunidade de levantar questões e apresentar soluções para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a juventude.

O secretário nacional de Juventude (SNJ), Gabriel Medina, reforçou a importância da participação dos jovens. “Foi um espaço de diálogo positivo que vai ajudar a aperfeiçoar o PPA”, disse.

A sociedade pede o acesso nas universidades aos jovens de baixa renda, a criação de mais creches para os filhos de mães jovens, e oportunidade de trabalho por meio de  programas específicos para o segmento da juventude. Segundo Gabriel Medina “são carências que ainda precisam ser supridas no país”.

“Após esse processo de consulta, o governo tem obrigação de, a partir das demandas levantadas, dar um retorno para a sociedade civil daquilo que pode ser incluído nas iniciativas,ações e objetivos para que a gente possa fazer uma construção de ações e programas com participação de toda a sociedade”, explicou Medina.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast