Juiz da Zelotes é investigado por corregedoria

A pedido do MPF, magistrado vira alvo de uma investigação da Corregedoria Regional da Justiça Federal

Um dos juízes responsáveis pela Operação Zelotes será investigado pela Corregedoria Regional da Justiça Federal por suspeitas de atrapalhar o andamento do caso. Ricardo Augusto Soares Leite é titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília teria barrado diversos pedidos de prisão solicitados pela Polícia Federal e paralisado as interceptações telefônicas.

A Operação Zelotes, da Política Federal, é responsável por investigar uma quadrilha que atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Formado por conselheiros e funcionários públicos, o grupo mantinha um esquema de fraude em votações cujo prejuízo é estimado em R$ 6 bilhões.

A atuação do magistrado será investigada a pedido da procuradora Regional da República Valquíria Oliveira Quixadá Nunes, integrante da força-tarefa criada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Segundo integrantes da força-tarefa da Zelotes, as investigações enfrentam dificuldades desde o início devido a ações de Leite. O juiz integra a única especializada em lavagem de dinheiro de Brasília e chegou a atrapalhar diligências caminhavam para comprovar crimes praticados por altos funcionários de bancos como o Safra, Bradesco e Santander.

A postura de Leite já havia sido criticada pelo coordenador da força-tarefa da Zelotes, o procurador Frederico Paiva. Em coletiva de imprensa, Paiva afirmou que a operação não sensibiliza a mídia e que o juiz tem um histórico de acúmulo de processos que deveria ser acompanhado de perto.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da revista “Carta Capital

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast