Juiz é afastado da Operação Zelotes

Conduta do magistrado foi alvo de representações pelo MPF e pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS)

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, responsável pela 10ª Vara Federal do DF, não responde mais pelo processo da Operação Zelotes, considerado o maior escândalo de corrupção do País. O magistrado foi afastado e quem responderá pelo caso será a juíza Marianne Borré.

Ricardo Leite, que negou os pedidos de prisão temporária de 26 investigados solicitados pelo Ministério Público Federal (MPF), teve sua conduta criticada pelo órgão e pela Polícia Federal, responsáveis pela investigação da Operação.

Nos últimos meses, duas representações contra o magistrado foram protocoladas. Uma pelo MPF na Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª região e a outra encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

O parlamentar é relator da subcomissão que investiga o esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). A representação de Pimenta foi acolhida pela ministra Nancy Andrighi, da Corregedora Nacional de Justiça. O juiz teve prazo de 15 dias para prestar informações.

Pimenta afirmou, nesta quarta-feira (5), esperar que a substituição do juiz “seja para melhor”. O deputado defendeu que o Poder Judiciário passe a atender as solicitações do MPF e da Polícia Federal na Operação Zelotes.

“Esperamos que sejam reconsideradas decisões tomadas pelo juiz Ricardo Leite, como a de negar todos os pedidos de prisão temporária, a de impedir o acesso da população aos autos do processo, entre outras”, disse.

Para o deputado, pode haver interesses em acobertar o episódio. “Talvez por não ser um escândalo político, mas, um caso de corrupção que envolve grandes empresários e escritórios de advocacia, esse episódio no Carf parece contar com uma rede de proteção para que as ilegalidades não sejam tornadas públicas e o maior exemplo disso é o desinteresse da mídia sobre os R$ 20 bilhões que foram desviados dos cofres públicos”, criticou.

Da Redação do PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast