Juiz federal incita ódio e golpe contra Dilma

No Dia da Mulher, magistrado publicou ‘piada’ no Twitter que sugeria assassinato da presidenta. Parlamentares petistas repudiam manifestação ódio

O diretor da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o juiz federal Alexandre Infante, publicou no Twitter, no Dia Internacional da Mulher, uma ‘piada’ sobre a sanção da Lei do Feminicídio pela presidenta Dilma Rousseff. Infante questionou se, ao sancionar a lei, Dilma não estaria legislando em causa própria.

A manifestação do magistrado, no entanto, deixou de lado alguns importantes dados sobre a violência contra as mulheres no Brasil. O País é o sétimo com a maior taxa de homicídios de mulheres no mundo. São 4,4 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Em publicação, juiz federal sugeriu 'assassinato' de Dilma

Em publicação, juiz federal sugeriu ‘assassinato’ de Dilma

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) classificou a declaração do juiz de degradante. Para ela, comentários desse tipo nos Estados Unidos da América renderiam punições severas. Em 2012, após tuitar que atiraria no presidente Barack Obama, o jovem de 21 anos Donte Jamar foi preso.

“Foi um incitamento à violência contra a presidenta da República”, declarou a deputada Margarida.

Após ter excluído a publicação e deletado o perfil no Twitter, Infante voltou atrás e tentou se explicar. Segundo o juiz, “com tanta gente insatisfeita com a presidente, muitos querem “matá-la”, não no sentido literal, mas politicamente, pelo impeachment”.

Para a deputada Margarida, é um ‘absurdo’ um representante do Judiciário manifestar-se incitando um golpe contra uma presidenta legitimamente eleita pela maioria da população brasileira. Segundo ela, o País está vivendo uma impropriedade de ordem jurídica pelos que deveriam zelar pelo equilíbrio e garantias constitucionais.

“Estamos vivendo uma espécie de carnaval jurídico, em que ministros dos tribunais superiores, juízes, pessoas do Ministério Público se animam emitir opiniões que, a meu ver, são próprias do Legislativo”, ressaltou Margarida.

A deputada Rejane Dias (PT-PI) declarou ser inapropriada e sem fundamento a manifestação do juiz Alexandre Infante. Para ela, a aprovação da lei foi a mais uma dura e lenta vitória das mulheres brasileiras, maioria da população, cuja representatividade no congresso nacional não passa de 10%.

“A aprovação e a sanção desse projeto é mais uma importante conquista da Bancada Feminina desta Casa e de todas as mulheres brasileiras, que sofrem discriminação e violência por motivo de gênero”, declarou Rejane.

Avanço – A presidenta Dilma sancionou na segunda-feira (9) a Lei 8305/14, que trata do feminicídio. A lei tipifica como hediondo o crime de homicídio de mulheres cuja motivação seja ódio de gênero. As penas podem variar de 12 a 30 anos e impede a liberação após pagamento de fiança. Apenas 10% dos 145 assassinatos diários de mulheres chegam às delegacias de polícia.

“Tem que acabar com a cultura machista que torna normal a agressão contra a mulher pelo fato de ela ser mulher”, ressaltou a presidenta.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast