Jundiaí: em candidatura inédita, Marilena quer resgate do modo petista

A vereadora e assistente social quer resgatar o modo petista na região e investir nas políticas sociais

Chapa pura em Jundiaí: Marilena Negro e seu vice, o Med. Foto: Agência PT

O PT de Jundiaí decidiu por uma candidatura feminina à Prefeitura da cidade, o fato é inédito já que a vereadora Marilena Negro é a primeira mulher do partido a disputar o cargo em Jundiaí. A decisão dá espaço e voz para a mulher na política, além de ser uma chapa pura, formada com o metalúrgico Wilson Ribeiro da Silva, o Med.

“Eu sou a primeira candidata mulher do PT aqui em Jundiaí. Inclusive, depois que a gente resolveu a minha candidatura, o atual prefeito escolheu uma mulher como vice para disputar a reeleição. Para ter um contraponto, mas o cenário dele é machista”, diz.

A assistente social conta que a formação da chapa resultou de uma necessidade de manter o PT vivo na cidade. O atual vice-prefeito era do Partido dos Trabalhadores, mas neste ano migrou para o PSD e, com isso, surgiu a vontade da militância em consolidar mais a esquerda na região.

“Isso nos obrigou a refletir uma candidatura própria. O partido é grande, tem militância, tem bancada de vereador. Nós não vamos deixar a nossa história simplesmente apagar. Eu tenho três mandatos, 30 anos de serviço público e mais de 20 de militância. Estamos saindo com um objetivo muito concreto de fazer uma disputa de ideias e manter candidaturas na Câmara”, diz.

A decisão foi tomada em conjunto com a família de Marilena. Aos 60 anos, ela é casada, tem duas filhas, um filho e quatro netos. Ela conta que após três mandatos como vereadora e a gestão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, ela pensava em se dedicar mais a família, mas a candidatura foi apoiada por todos.

“Estou na luta, com bastante tranquilidade. Foi um resgate da militância na cidade. Reconstruí os meus planos e atualmente o meu nome tem menos rejeição do que o atual prefeito”, diz.

Plano de Governo

Como uma boa gestão petista, o plano é focado nas políticas sociais, como segurança, saúde e assistência social.

“Vamos focar a nossa atuação na área social, com defesa dos direitos, da cidadania e da transparência. Queremos também um desenvolvimento sócio ambiental, uma política de seguridade social e assistência para quem precisa. Vamos resgatar o SUS, porque neste momento está ocorrendo um desmonte de todas as conquistas asseguradas pelo morador”, diz.

O Residencial Novo Horizonte V e VI recebeu investimento do governo federal de R$ 82,7 milhões. Foto: Agência PT

A vereadora também comenta os investimentos do governo federal na cidade entre 2013 e 2016. O Governo Dilma investiu mais de R$ 300 milhões em Jundiaí, incluindo projetos de construção, ampliação e reformas na Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Assistência.

“A gente quer mostrar tudo o que o PT fez, o Plano Diretor Participativo aconteceu porque nós investimos nele, porque o prefeito estava acuado. O CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado) das Artes, por exemplo, nós conquistamos enquanto eu estava na Secretaria. Fizemos uma gestão forte para acontecer. E tudo isso mostra que o PT está presente na cidade. E vamos trazer essa identidade de volta”, finaliza.

Por Carla Escaleira, da Redação da Agência PT de Notícias