Juventude do PT convoca militância para conferências do segmento

Em nota, a Executiva Nacional de Juventude do PT afirma que os jovens do partido devem contribuir na construção e formulação de políticas públicas nas Conferências de Juventude do governo federal

Imagem: Secretaria Nacional de Juventude

A Executiva Nacional de Juventude do PT lançou nota neste mês de julho para convocar os jovens petistas a participarem e contribuírem nas etapas locais das Conferências de Juventude do governo federal, que estão acontecendo em todo o País.

A nota afirma que a JPT, por seu compromisso com a democracia, deve contribuir na construção e formulação de políticas públicas, “mobilizando a juventude filiada e não filiada para o centro da participação e da disputa dos rumos da sociedade”.

As conferências locais culminarão na 3ª Conferência Nacional de Juventude, em dezembro de 2015. Desde o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram realizadas mais de 100 conferências nacionais sobre os mais variados temas.

Segundo a nota, as conferências promovidas pelo governo federal são importantes instrumentos para construção e formulação de políticas públicas. “Este é o projeto de democracia plural e participativa que queremos para o Brasil”.

A Executiva Nacional de Juventude do Partido acredita que a mobilização para as Conferências de Juventude servirá como ponto de partida para as etapas municipais e estaduais do 3º Congresso da Juventude do PT (3ºConJPT), o maior fórum de discussão e deliberação da Juventude do Partido dos Trabalhadores, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro.

Leia a nota na íntegra:

“Um chamado às conferências nacionais

Quando falamos em democracia, pensamos inicialmente em voto. Imediatamente nos vem à cabeça o direito de escolher os políticos que irão nos representar, porém, muito mais que voto, a democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, ou seja, as decisões devem ser pautadas por meio dos anseios da sociedade.

O Estado brasileiro, nos últimos 12 anos, tornou-se mais sensível às demandas, visões e perspectivas da sociedade civil e dos movimentos sociais. Tanto que Conselhos e Conferências tornaram-se instrumentos consolidados e decisivos em diferentes espaços de construção e formulação de políticas públicas.

Durante os Governos Lula e Dilma, do PT, foram realizadas mais de 100 conferências nacionais sobre os mais variados temas. Além disso, são nesses espaços que as minorias encontram seu espaço de atuação, disputa e representação, tão negligenciados no sistema político tradicional.

Cabe, portanto, a Juventude do PT defender, pautar e promover a participação social como pilar central da democracia e como prática política na sociedade. Se há uma crise no sistema político e das formas tradicionais de participação e representação, é preciso que consigamos renovar e pensar novas formas de incluir as minorias no processo político.

Serão realizadas neste e no início do próximo ano, 16 Conferências Nacionais de Políticas Públicas que nortearão o Governo Federal na elaboração de novas políticas nos próximos anos.

É de fundamental importância que a Juventude do PT faça valer seu direito e compromisso com a democracia, construindo, formulando contribuições, influenciando diretamente na formulação de políticas públicas, mobilizando a juventude filiada e não filiada para o centro da participação e da disputa dos rumos da sociedade.

Os respectivos setoriais do PT dos estados e municípios devem cumprir a tarefa primordial de articular nas etapas locais um amplo diálogo com organizações dos movimentos sociais para a construção das Conferências locais.

As secretarias municipais e estaduais da JPT devem priorizar as Conferências de Juventude como ponto de partida para as etapas municipais e estaduais do 3ºConJPT, o maior fórum de discussão e deliberação da Juventude do Partido dos Trabalhadores.

Temos a tarefa de fazer valer a opção pela esquerda referendada nas urnas em 2014, o povo brasileiro optou por aprofundar as mudanças e a unidade das forças progressistas precisa consolidar uma ampla agenda com mais debate e mobilização com as juventudes.

Os espaços proporcionados pelas Conferências de Juventude, onde diferentes segmentos se encontram em torno de anseios comuns, são estrategicamente importantes o diálogo permanente com segmentos como a juventude LGBT, a Juventude Negra, juventude ambientalista e as jovens mulheres.

Portanto, tendo em vista o papel protagonista na construção histórica do PT, a Juventude do PT reafirmará mais uma vez que acredita no papel decisivo da juventude brasileira no debate e na ação política e, portanto, convida o conjunto de sua militância, filiados/as, simpatizantes e dirigentes para participarem e contribuírem nas etapas locais das conferências de Juventude. Este é o projeto de democracia plural e participativa que queremos para o Brasil.

Brasília, 16 de julho de 2015
Executiva Nacional de Juventude do PT”

Da Redação da Agência PT de Notícias