Juventudes partidárias contra a redução da maioridade penal

Em carta, juventudes de diversos partidos alegam que jovem é vítima e não indutor da violência no Brasil

As juventudes do Partido dos Trabalhadores,do PMDB, do PSB, do PDT, do PPL, do Pros, do PV, do Psol e a União da Juventude Socialista se manifestaram, por meio de carta divulgada nesta quarta-feira (22), contra a redução da maioridade penal.

No documento, as juventudes argumentam que o jovem é vítima e não indutor da violência no País. Além disso, segundo a carta, o Brasil é o 4° país com maior mortalidade de juventude por causa externa.

“A redução da maioridade penal vem na contramão do que verdadeiramente a juventude precisa, criminalizar e encarcerar a juventude é uma falsa solução para a segurança pública”, afirma a carta.

Leia a carta na íntegra:
“Juventude unida em luta contra a redução da maioridade penal

Está em tramitação no Congresso Nacional o PEC 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O projeto foi aprovado na CCJ da Câmara de Deputados e segue em tramitação no Congresso Nacional que instituiu uma comissão especial para analisar a matéria.

O jovem é a principal vítima e não indutor da violência, o Brasil é o 4° país com maior mortalidade de juventude por causa externa, número maior do que os países que estão em conflito armado. Os mais atingidos são os negros e pobres da periferia, que assim como o menino Eduardo, Lucas e DG são vítimas do tráfico e da violência policial todos os dias em nome “da boa ordem e segurança”, os mesmos argumentos utilizados para defender a redução da maioridade penal.

A redução da maioridade penal vem na contramão do que verdadeiramente a juventude precisa, criminalizar e encarcerar a juventude é uma falsa solução para a segurança pública. O jovem marginalizado é resultado de um Estado marcado por injustiças sociais, sem acesso pleno à educação, saúde, saneamento, transporte, onde o tráfico alicia jovens e cumpre o papel de proteção que o Estado deveria cumprir e serve de referência para a comunidade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente já responsabiliza os adolescentes e jovens infratores, prevendo a recuperação e inserção desses jovens na sociedade. A reincidência de adolescentes infratores é de 20%, bem longe dos 70% do Sistema Penitenciário brasileiro que sofre uma super lotação e não tem nenhuma capacidade de reinserção dos detentos na sociedade, se transformando numa verdadeira faculdade para o crime organizado.

De acordo com o artigo 60 da Constituição Federal, inciso 4º: “Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir […] IV – os direitos e garantias individuais” dos cidadãos. Ao reduzir a idade penal o Congresso está abolindo direitos de adolescentes entre 16 e 17 anos previstos nos artigos 227 e 228 da Constituição, que reconhecem as crianças e os adolescentes como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, inimputabilidade penal (incapacidade do sujeito em responder por sua conduta delituosa, não ser capaz de entender que o fato é ilícito e de agir conforme esse entendimento, fundamentado em sua maturidade psíquica), e estabelece que as medidas de responsabilização por atos infracionais devem ser específicas, não integradas ao código penal.

54 Países reduziram a maioridade penal e não obtiveram diminuição dos índices de violência, Estados Unidos e Alemanha reduziram a maioridade penal e voltaram atrás na decisão e, 70% dos países adotam a maioridade penal de 18 anos. No Brasil apenas 0,5% dos casos de violência são praticados por adolescentes, uma minoria, o que demonstra que o debate está sendo tratado pelas exceções.

O grave problema da violência no Brasil e da impunidade tem como principal agente a incapacidade do Estado em investigar e cumprir as leis e não será resolvido com o encarceramento da juventude que já é responsabilizada pelas infrações cometidas. São necessárias ações na área da educação que trazem significativo impacto no combate à violência. Assim o estado precisa criar mais escolas para aos poucos fechar os presídios.

Contra a redução da maioridade penal! Não a PEC 171/93!!

Juventude do PT, Juventude do PMDB, UJS, Juventude do PSB, Juventude do PDT, Juventude do PPL, Juventude do PROS, Juventude do PV, Juntos(PSOL).”

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast