Kassab e Rodrigues levam apoio do PSD e PR a Dilma

Ministros das Cidades e dos Transportes assumiram cargos nesta sexta

Os novos ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e do Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, assumiram os cargos nesta segunda-feira (5), em Brasília. Durante a cerimônia de transmissão de posse, Kassab falou sobre os projetos prioritários no Ministério das Cidades e também sobre o apoio do PSD – partido do qual é presidente – à presidenta Dilma Rousseff.

“A presidente sabe que terá nosso apoio, o apoio do PSD nessa luta que é de todos que querem um país melhor. Cidades mais respeitosas, que valorizem e fortaleçam a democracia”, garantiu o ministro.

Segundo o ministro, o PSD, no comando do Ministério das Cidades, apoiará o Programa de Aceleração ao Crescimento 3 (PAC 3), a terceira etapa do Minha Casa Minha Vida (MCMV) e outros projetos do governo federal.

“É com muita honra e determinação que assumimos o desafio de dar continuidade às obras, projetos e iniciativas do Ministério das Cidades e avançar na consolidação das políticas nacionais de desenvolvimento urbano”, afirmou o novo ministro das Cidades.

De acordo com o ministro das Cidades, o diálogo com os movimentos sociais é indispensável para melhoria de obras e projetos executados pelo governo federal. “Essa atuação é indispensável. Participar, interagir, somar”, defendeu Kassab.

Logística – Em discurso durante a cerimônia de transmissão de posse, o novo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, do PR, disse pretender ampliar os trabalhos da pasta e garantir ao Brasil um “novo patamar logístico”. Para isso, ele planeja ampliar investimentos em ferrovias e também as concessões de rodovias.

“Sei o quanto esta área é importante e espero poder ampliar esse trabalho, conseguindo alçar o Brasil a um novo patamar logístico”, garantiu o ministro.

Ainda segundo Rodrigues, os cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias deverão ser ocupados por técnicos.

Gilberto Kassab – O novo ministro das Cidades é presidente nacional do PSD, graduado em engenharia civil e economia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele foi anunciado pela presidenta Dilma para o Ministério das Cidades, em 23 de dezembro, no lugar de Gilberto Occhi.

Kassab começou a carreira política como vereador de São Paulo pelo PL (atual PR), em 1992. Ele esteve à frente da Secretaria de Planejamento da prefeitura de São Paulo entre 1997 e 1998, ano em que foi eleito deputado federal. Em 2002, ele foi reeleito para novo mandato na Câmara dos Deputados.

Em 2006, Kassab assumiu o cargo de prefeito de São Paulo, abandonado pelo então prefeito José Serra. Em 2008, ele foi eleito para um novo mandato à frente da prefeitura e deixou o cargo em 2012.

Antônio Carlos Rodrigues – Ministro dos Transportes anunciado por Dilma em 29 de dezembro no lugar de Paulo Sérgio Passos, Rodrigues é suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP). Ele é advogado e procurador.

Rodrigues foi eleito para a Câmara Municipal de São Paulo, onde cumpriu mandato entre 2001 e 2012. Entre 2007 e 2010, ele foi presidente da Casa. O novo ministro iniciou a vida pública em 1978, quando foi assistente de diretoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Em 1989, ele assumiu a secretaria adjunta na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e entre 1991 e 1994, foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Além disso, Rodrigues foi secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos e chefe de gabinete das Administrações Regionais na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast