Legado do PT revolucionou vida de moradores de Nossa Sra da Glória

Prefeito de Nossa Senhora da Glória (SE) diz que cidade está a todo vapor para receber Lula nesta segunda. Agenda faz parte do projeto Lula pelo Brasil

Ricardo Stuckert

Lula no MST em Sergipe

A população de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, já está preparada para receber a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto Lula pelo Brasil passará pelo município nesta segunda-feira (21), quando ele será agraciado com o título de cidadão gloriense, na Praça de Eventos.

O ex-presidente chegou ao estado no domingo (20) e o primeiro ato aconteceu em Estância. A caravana teve início na última quinta-feira (17), pela Bahia. Lá, Lula passou por Salvador, Cruz das Almas e São Francisco do Conde e Feira de Santana. Foram 3 dias de contato com o povo baiano.

O prefeito da cidade sergipana, Chico do Correio (PT), garante que a organização está a pleno vapor para receber a passagem de Lula. Segundo ele, a expectativa é que o evento reúna tanto os glorienses como os moradores de outras cidades do estado.

“Acredito que o evento vai reunir entre 40 e 50 mil pessoas. Todo o estado do Sergipe, e mais precisamente a região do interior do sertão, quer ver o nosso querido Lula. Na nossa linguagem popular, falamos que vai vir gente a pé, de jegue e de bicicleta”, diz.

Chico do Correio, prefeito de Nossa Senhora da Glória (SE)

Em seu segundo mandato, Chico conta que o legado do PT marcou a região e mudou a vida do povo local.

“O Bolsa Família, por exemplo, atende 8,5 mil famílias no nosso município. No ano passado, incluímos mais de 1,5 mil famílias no programa. Temos também o Luz para Todos, Fármacia Popular, ProUni e Fies. O legado do Lula atingiu vários setores da sociedade”, explica.

Segundo o IBGE, em 2016, a cidade contava com aproximadamente 36 mil habitantes e Chico lembra o impacto na vida dessas pessoas com a criação da Universidade Federal de Sergipe.

“Foi iniciada por Lula e Dilma Rousseff deu continuidade e ampliou o campus. A universidade ter chegado aqui no sertão é o grande diferencial do governo PT para a região”, diz.

Todos esses programas estão ameaçados pelo golpe político sofrido pela presidenta eleita Dilma Rousseff. Segundo o prefeito, os desmontes de Michel Temer já são notados, com os cortes impostos pelo governo federal.

“O programa Mais Médicos, por exemplo, foi implantado em nossa região e deu tão certo que os golpistas não ousaram tirar, porque sabem que é um bom programa e funciona”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias