Lei de Acesso: 98% dos pedidos de informação foram respondidos

Dados divulgados pela CGU referem-se aos pedidos feitos ao governo federal nos dois últimos anos, período de vigência da LAI

Foto: Agência Brasil

Nos últimos dois anos, dos 173.744 pedidos de acesso a dados do governo feitos por cidadãos, 169.422, ou seja, 98%, foram respondidos. A informação foi divulgada pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, em artigo publicado no jornal O Globo, em comemoração ao segundo ano de vigência da Lei de cesso à Informação (LAI).

Segundo ele, do total, 77% foram deferidos e apenas 11% negados. Outros 12% solicitaram informações inexistentes ou que não se referiam ao órgão demandado. Os dados levaram prazo médio de 13 dias para serem liberados e o percentual de satisfação cjega a 94%, segundo a controladoria.

No texto, Hage enfatiza ainda diversas medidas adotadas para ampliar a transparência e o controle público sobre as ações governamentais. Dentre elas, a criação do Portal da Transparência da CGU, a divulgação das faturas de cartões de pagamento, a lista das empresas inidôneas, o Portal da Copa, os salários das autoridades e servidores.

“Sem informação não há como exercer controle algum sobre coisa nenhuma’, afirma o ministro.

“E, por isso mesmo, fazer o discurso polítoc sobre o controle social sem, todavia, abrir as informações, é pura retórica”, completa.

Leia o artigo“O poder da transparência”, de Jorge Hage.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast