Leia ofício enviado pelo PT sobre ataques a Lula pelo Brasil

Em documento, Partido pede que sejam adotadas medidas para reforçar a segurança dos ex-presidentes, bem como o direito de ir e vir, do direito de reunião e de manifestação dos que acolhem nossa caravana pacífica e democrática

Site do PT

O Partido dos Trabalhadores envia nesta quarta-feira (21),  um ofício para o Chefe do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Raul Belém Jungmann, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Exmo. Sr. Cezar Augusto Schirmer, e o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

No documento, o partido denuncia a violência de que a caravana Lula pelo Brasil tem sido alvo no Rio Grande do Sul e exige que sejam adotadas medidas para reforçar a segurança dos ex-presidentes, bem como o direito de ir e vir, do direito de reunião e de manifestação dos que acolhem nossa caravana pacífica e democrática.

Leia a íntegra do documento abaixo:

A Caravana Lula pelo Brasil, percorrendo o estado do Rio Grande do Sul, vem sendo alvo da ação de milícias profissionais, arregimentadas para impedir, pela violência, a livre movimentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu diálogo democrático com a população.

As agressões registradas nas cidades de Bagé e Santa Maria são características de bandos fascistas, que não convivem na democracia e pretendem se impor pela força, atacando fisicamente aqueles de quem discordam.

Não se trata, portanto, da manifestação de ideias e opiniões, garantida pela Constituição, mas de agressões criminosas inadmissíveis no estado de direito.

A segurança física do ex-presidente Lula e da ex-presidenta Dilma Rousseff, que o acompanha nesta caravana, é responsabilidade do governo federal, o que ficou claro em contato telefônico entre a direção do PT e o ministro da Segurança Pública, e do governo do Rio Grande do Sul, que determinou providências neste sentido.

Mas diante das ameaças de recrudescimento das agressões, é urgente que sejam adotadas medidas para reforçar a segurança dos ex-presidentes, bem como o direito de ir e vir, do direito de reunião e de manifestação dos que acolhem nossa caravana pacífica e democrática.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Pepe Vargas, presidente do PT do Rio Grande do Sul